sábado, 10 de setembro de 2016

Paisagem Construída | Ponte San Shan



Pontes são estruturas únicas: conectam, ligam, superam, avançam sobre obstáculos. Algumas pontes fazem história mais do que outras. Leia aqui o post intitulado: Ponte ou Belvedere, sobre o projeto do arquiteto uruguaio Rafael Vignoly.
Agora, para 2022, os jogos olímpicos de inverno, em Beijing, na China, já prometem uma atração única. A Ponte San Shan, cuja tradução é Três Montanhas. Aliás, novamente três...Lembram-se da Represa das três Gargantas?   
Projeto do Studio Penda, com escritórios em Beijing e Viena, a ponte é suspensa por cabos de aço de alta resistência e seus arcos, inspirados pelo símbolo olímpico se entrelaçam e formam a bela estrutura-escultura. Cada arco é formado por cinco tubos de aço inoxidável conectados na base e no topo de cada dupla hélice. Os cálculos das hélices têm a assinatura do escritório britânico ARUP, sinônimo de inovação e talento, garantindo que, tão finas quanto possível, as hélices fossem posicionadas para garantir o melhor desempenho estrutural. 

Cruzando o rio Giu, a ponte conecta o centro de Beijing ao cenário montanhoso e caminho para Zhangjiakou, onde será realizada a maioria das competições. O entorno da ponte vai abrigar uma área recreativa além de integrar, no plano diretor de expansão de Beijing, os novos territórios ao tecido urbano da capital.  
Referências:
http://www.designboom.com/architecture/penda-san-shan-bridge-beijing-winter-olympics-2022-07-21-2016/  
all images © penda architecture & design

Nenhum comentário:

Postar um comentário