terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Memória, Arte & Cultura | Máquinas de voar

Imagem:sabercultural.com
O primeiro sonho do homem de voar se concretizou na Grécia antiga. A mitologia nos conta que Dédalo criou asas de cera para que ele e seu filho Ícaro fugissem do labirinto do Minotauro, em Creta, onde estavam presos. Mas, Ícaro se aproximou demais do sol, suas asas derreteram e ele caiu nas águas do mar Egeu. Desde então, o homem sonha com a possibilidade de voar. Depois vieram Leonardo da Vinci e um protótipo de um avião ainda no século XV; o planador, desenhado por John J. Montgomery em 1883. 
Protótipo de helicóptero de Da Vinci. Imagem: Wikipedia
Balões e dirigíveis baseados nos princípios de Arquimedes, mas sem autonomia e sem controle sobre o destino dos voos. O avião mesmo surgiu no início do século XX. 
Dirigível Hindenburgo, Recife. 1930. Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zepelim
Com o avião, surgiu a polêmica sobre sua invenção: se os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright ou o brasileiro Alberto Santos Dummont. Bom, fico com o segundo, claro. E não estou sozinha. Embora grande parte do mundo atribua a invenção do avião aos irmãos Wright, críticos afirmam que conquanto eles tenham conseguido fazer voar um avião em 1903 (antes, portanto, de Santos Dummont), eles só o fizeram com o auxílio de uma catapulta. Dizem que, portanto, não se pode considerar que se tratava de um avião, já que o que vale é o fato de a máquina alcançar e manter o voo próprio.
14-Bis. Imagem: https://global.britannica.com/topic/Santos-Dumont-No-14-bis
Já o nosso Alberto Santos Dummont, em outubro de 1906, apresentou seu avião a uma comissão julgadora o que, de fato, marca a origem da aviação sem catapultas. Em 1908, ele sobrevoou Paris, com seu 14-Bis, sem o auxílio de nenhum instrumento, fato oficializado e testemunhado pelos moradores e pela imprensa local.  Por isso, reafirmo: fico com o brilhante Santos Dummont, seu 14 Bis, sua casinha genial em Petrópolis, seu relógio de pulso e outras cositas más.  
Imagem: http://www.defesaaereanaval.com.br/alberto-santos-dumont-um-brasileiro-empreendedor/
Mas, muitos anos depois, e dentre os vários tipos de aviões, o Concorde captou meu coração. O imenso avião alcançava uma velocidade mais rápida que a de rotação da Terra, ou seja, o Concorde decolava de Londres depois do entardecer e chegava a Nova York antes do pôr do sol. Mencionava-se ainda que ao se olhar através da janela daquela incrível máquina podia-se ver claramente a curvatura do globo terrestre. Já pensou? No entanto, criticava-se a poluição que causava (poluição sonora e do ar).
Concorde (fabricado entre 1965 e 1978)
Lembro-me do dia em que esse supersônico (velocidade de 2200 km/h) sobrevoou São Paulo em 1971 em um voo experimental, vindo do Rio em direção ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Ali, perto do Campo de Marte, onde eu morava, entendi ao vivo e em cores o que queria dizer supersônico; o avião atingiu uma velocidade duas vezes maior que a velocidade do som. Vi, como todos os vizinhos, aquela incrível máquina rasgar os céus em silêncio e, alguns segundos depois, ouvimos um incrível e enorme som. Inesquecível aquela aula de física. Pena que, como milhões, não consegui voar em um deles, antes que a parceria franco-britânica fosse encerrada e o Concorde deixasse de se produzido.  Depois da produção de apenas 20 máquinas, seu último voo foi em outubro 2003. Fim de uma era.  

Vários vídeos na internet mostram o Concorde. Escolhi dois, um que mostra o pouso e outro, a decolagem. Aproveitem. 
 Pouso do Concorde:  https://www.youtube.com/watch?v=YoObbnugpTs   

De qualquer forma, aviões são máquinas incríveis. Em sã consciência, da primeira vez que vi um avião, ainda pequena, pensei: Como pode aquele veículo enorme, mais pesado que o ar, voar? E agora... o Tupolev, que de leve não tem nada... Durma-se com um barulho desses... Bom, depois fui entendendo, claro, mas até hoje fico maravilhada com a combinação de tecnologia, peso, asas e velocidade. 

Referências:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/como-surgiu-aviao.htm
http://www.historiadetudo.com/aviao  
http://www.defesaaereanaval.com.br/alberto-santos-dumont-um-brasileiro-empreendedor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário