sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Reflexão | Ação & Reação



O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
 

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
 

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.
 

O que forem teus atos, assim será teu destino.
 

- Brihadaranyaka Upanishad 


A partir dessa estrofe dos antigos textos das Upanishads, o amigo Guima - Antonio Carlos Guimarães - editor do blog Guimaguinhas, com sua serena sabedoria, adaptou o texto lindamente:    

Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras;
Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos;
Vigie seus atos porque eles se tornarão hábitos;
Vigie seus hábitos porque eles se tornarão seu caráter;
Vigie seu caráter, porque ele moldará seu destino.

Para vigiar, é preciso desenvolver o autoconhecimento e para isso não há processos mágicos ou miraculosos. Antes de dormir, Santo Agostinho repassava os atos do dia, confrontando-os com as lições éticas do Cristo, verificando se fizera ao outro o que gostaria que lhe fizessem, se fizera todo o bem que podia e se não faltara com a verdade.
De qualquer forma, o melhor meio de nos conhecermos é observar a forma como olhamos, como pensamos, falamos, agimos e amamos. É isso. É processo pessoal, duro e intransferível. É conquista e recompensa de cada um.
Namastê, Guima! 

Natal é isso; é viver este estado, constantemente; é agir assim todos os dias do ano, em todas as situações e com todas as pessoas. 
Difícil? 
Sem a menor dúvida, mas é para isso que estamos aqui. Para crescer, para florescer e fazer florescer; para subir um degrau, não sem antes ajudar outros a subirem; para evoluirmos como família humana. 
Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário