sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Yoga & Vida | Yoga é patrimônio imaterial da humanidade



 Nesses tempos estranhos, recebi uma notícia maravilhosa: no dia 01 de dezembro de 2016, a Unesco declarou a disciplina como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Patrimônios imateriais são saberes, celebrações e formas de expressões, costumes, tradições e conhecimentos que passam de geração a geração (site do Iphan).  No caso brasileiro, por exemplo, o maracatu, o carimbó, são alguns dos itens que compõem o patrimônio imaterial nacional, enquanto o frevo, a roda de capoeira, o Círio de Nazaré, o samba de roda do Recôncavo baiano e a arte Kusiwa (arte gráfica dos povos indígenas Wajãpi, no Amapá) ganharam status de patrimônio imaterial da humanidade.
Segundo a Unesco (veja o artigo original em inglês aqui), a inscrição na lista deveu-se à profunda e abrangente influência dessa milenar disciplina na cultura indiana em diversas áreas como saúde, educação, religiosidade e artes. O yoga faz parte do cotidiano indiano e sua prática pode ser feita em qualquer idade e sem nenhuma discriminação de gênero, classe ou religião. O Yoga une, agrega, congrega; jamais separa.

Paramahansa Yogananda
Nomes como Sri Aurobindo, Shankaracharya, Kuvalayananda, Sivananda, Pattabhi Jois, Krishnamacharya, Babaji, Yukstewar, Ramana Maharshi, Iyengar e Yogananda, considerado um dos grandes responsáveis pela disseminação do Yoga no Ocidente, são alguns dos que ajudaram a difundir o yoga. Hoje, estaa milenar filosofia e metodologia indiana, que fortalece, desenvolve e integra corpo, mente e consciência, vem sendo cada vez mais praticada em todo o mundo.   
O vídeo abaixo, em inglês, faz um apanhado do surgimento, dos objetivos, dos textos tradicionais e das práticas associadas ao Yoga. Pode ser visto diretamente do site da Unesco (aqui) ou pelo youtube (aqui).
YOUTUBE: Publicado em 30 de nov de 2016 (10 min) - UNESCO: Representative List of the Intangible Cultural Heritage of Humanity – 2016
Namastê. 
 
Referências:
UNESCO - Texto original e vídeo:

2 comentários:

  1. Melissa, meu bem... obrigada por visitar o blog... Para pensar e voltar para essa prática tão fantástica, não é mesmo? Um beijo.
    Anita

    ResponderExcluir