segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Vida & Yoga | Yoga para crianças


Imagem: www.crispítanga.com.br
 Criança também pode praticar yoga. Aliás, todas deveriam praticar, sobretudo em tempos de utilização de equipamentos eletrônicos, cada vez mais cedo, em tempos de mil atividades e agenda cheia. A prática ensina a aquietar a mente, a controlar os movimentos, a prestar atenção na respiração, a pensar e silenciar. Em suma, a desenvolver corpo e mente de forma equilibrada, leve e saudável. As aulas são mais leves, mais curtas e interativas.  
Em geral, o professor começa a aula desenvolvendo uma historinha com a participação dos alunos. À medida que a aventura se desenrola e vão surgindo personagens, o professor convida os aluninhos à prática de asanas que representem aqueles personagens – animais, aves, plantas,figuras ou elementos da natureza. Assim, a aula fica divertida, dinâmica e a criança participa ativamente ganhando mais flexibilidade, coordenação motora, concentração, atitudes mais positivas e colaborativas, desenvolvendo a paciência, o respeito, a perseverança etc.    

Além disso, é durante a infância que se constrói o caráter, que se ensina à criança o valor da amizade, da solidariedade, da imaginação, da caridade, da perseverança, da flexibilidade, do respeito e do amor. Os princípios universais contidos no chamado código de ética do Yoga – yamas e niyamas – são passados, então, através de contos e fábulas. Assim, brincando, ao aprender de forma lúdica e natural, a criança vai internalizando os valores que deve desenvolver e praticar pela vida afora.  
  
Depois da prática dos asanas, é tempo de relaxar e de silenciar a mente. Uma prática contemplativa curta ou uma meditação leve ajuda a criança, desde cedo, a perceber o valor do silêncio, da concentração e do autoconhecimento. Com certeza, essa criança será um adulto mais feliz e mais equilibrado.   
Vamos praticar yoga, de Ma.Ester Azevedo Massola.
Rata Yoga, de Ma.Celeste Castilho.
Referências:
http://yogacomhistorias.com.br/
http://crispitanga.com.br/
Maria Ester Azevedo Massola. Vamos Praticar Yoga? Yoga Para Crianças, Pais e Professores. São Paulo: Ed. Phorte, 2008.
Maria Celeste Castilho e E.A.Bonfim. Rata Yoga. Uma vreve introdução ao hatha yoga para crianças. São Paulo: Evoluir Cultural
Cultura da Paz| Omnisciência Livraria e Editora: www.culturadapaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário