segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Yoga & Vida | Shantala e a flor de Lótus


 

“É no lodo que o lótus finca raízes, é nas águas turvas e pútridas que ele medra, irresistivelmente atraído por essa luz que ele desconhece mas pressente e que o estica, o atrai, o levanta e o obriga a elevar-se e que, de repente, ele encontra quando, ao chegar à superfície, supera. Agora, glorioso, ele se abre, desabrocha; e cego, ofusca a todos com seu indizível esplendor”. 
-Frédérik Leboyer

Certa vez, o obstetra francês Frédérik Leboyer, que já buscava formas de humanizar o parto desde a década de 1960, presenciou uma cena tocante, em uma favela de Calcutá, na Índia: uma jovem mãe paralítica massageando seu bebê com extremada dignidade, remetendo à beleza daquela flor que cresce no lodo. Emocionado, o médico pediu para fotografá-la e escreveu o poema acima.

Há anos, logo que comecei a dar aulas de yoga, ainda no inesquecível Centro de Estudos de Yoga Narayana, em São Paulo, fiz o curso de Shantala. A professora, já falecida, havia aprendido a técnica na Índia, no início da década de 1970. Infelizmente, só me recordo de seu primeiro nome - Jocely,  mas lhe serei sempre grata.

Mais tarde, ainda em São Paulo, aplicamos (meu marido e eu) a massagem em nossos filhos (maravilhosa sensação em nós e neles também, porque relaxaram e se entregaram ao sono dos justos). Depois, já em Varginha, acabei repassando a técnica para algumas entidades, berçários e creches públicas, sempre sem nenhum ganho financeiro, apenas na certeza de difundir aquela técnica maravilhosa e propiciar àquele serzinho um toque amoroso, de intimidade e afeto, estreitando, ainda mais, os vínculos sagrados entre pais e filhos. Valeu a pena!   

Em tempo, Shantala é o nome daquela jovem mãe indiana que massageava seu bebê~; é o nome da técnica e ainda do livro escrito por Leboyer e publicado pela Editora Ground em 1976: “Shantala – a arte de massagear com amor”.  


Para sempre Namastê Jocely, Namastê Shantala e Namastê Leboyer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário