segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Paisagem construída | A cidade que queremos

MAR- Museu de Arte do Rio, proj.Bernardes Jacobsen Arquit. Foto: Silvia Colaianni

Museu do Amanhã. Rio. Proj. Santiago Calatrava. Foto: Felipe S. Peixinho

Vale do Anhangabaú- São Paulo. Foto: Renato Sérgio Alves
 Nossas cidades têm sofrido muito com conceitos errados sobre seu papel e seu uso. Afinal, a cidade é uma entidade orgânica, viva e complexa, construída a cada intervenção e a cada projeto. Como construção coletiva de atores públicos ou privados, profissionais ou moradores, todos têm responsabilidade no resultado final. Delicadeza e responsabilidade no trato com nossas cidades são essenciais para resgatarmos os espaços públicos, vitais ao convívio humano, que é a razão de ser da própria cidade. 
Praça Benedito Calixto, São Paulo. A Praça e seu uso. Fonte- http://www.espocc.org.br/a-importancia-do-cidadao-ser-co-responsavel-do-espaco-publico/
O texto, publicado na revista eletrônica Vitruvius (aqui) e no Blog da Editora Perspectiva (aqui), fala um pouco sobre esses conceitos e a importância de não privatizarmos ou permitirmos que privatizem nosso direito ao espaço público.
Florianópolis. Movimento Sou Bem Floripa procura destacar e incentivar gentileza, respeito e cordialidade entre cidadãos e em relação à cidade. Foto: Divulgação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário