sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Arte & Cultura | Flores de Madeira

Foto: Anita Di Marco, dez. 2016
Design e artesanato são coisas diferentes. Têm funções diferentes.  Design ou Desenho Industrial tem a ver com criação de objetos do dia a dia, num processo industrializado e rápido, cujo objetivo maior deve ser o de facilitar e melhorar a vida das pessoas. Desenho Industrial tem a ver, portanto, com funcionalidade, praticidade e estética.
Artesanato, por outro lado, é basicamente um processo manual e solitário, que vai desde a escolha da matéria-prima à venda do produto produzido. O artesanato é a expressão pura da cultura - ou culturas - de um país, em seus cantos mais distantes.
   
Os dois processos me encantam. Cada um no seu campo, mas hoje vou falar de artesanato. Admiro e respeito profundamente aqueles artesãos, no mais das vezes em limitadas condições, ao produzirem algo que consegue integrar em um único objeto: tradição, afeto, saber, arte, beleza, delicadeza, sustentabilidade e trabalho. Peças que são símbolos das referências culturais de uma dada comunidade, conseguidos através do resultado final, dos processos, dos materiais e das técnicas. Peças que trazem em si a marca de uma luta coletiva por mais qualidade de vida, por um desenvolvimento social mais justo, pela valorização dos artesãos e por mais respeito por esses saberes, uma forma de integração nacional através da cultura e suas tradições.   
 Foto: Anita Di Marco, SP, dez. 2016
 Há peças simplesmente únicas, inimagináveis. Tenho inúmeros objetos em casa, pequenos em geral, mas que retratam esse saber acumulado por gerações e com os mais diversos materiais: madeira, argila, pedra-sabão, cerâmica, sementes, cascas de árvore, tecido, ferro, cobre, cerâmica, estanho, palha de milho, etc...
Outro dia estava em São Paulo e visitei uma feira de artesanato com quiosques e produtos artesanais típicos de vários países, dentre os quais, é claro, o nosso Brasil. Gostei de muitas, muitas coisas, mas gostei, em especial, dessas flores de madeira (fotos). 
 Foto: Anita Di Marco, dez. 2016
Delicadeza elegante, simplicidade e beleza, tradição e sustentabilidade. Obra de André Emerenciano e Ana Moura, artesãos de Pernambuco. De Recife, mais precisamente.  Autodidata, o artista reaproveita a matéria-prima de palmeira imperial, coco, couro, sementes e cerâmica. 
Não resisti e comprei três de suas flores. Queria ter comprado mais. Abaixo, segue o link do ateliê deles. 
 Foto: Anita Di Marco, dez. 2016

Referências
Todas as imagens de Anita Di Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário