segunda-feira, 24 de abril de 2017

Paisagem construída | Mulheres na arquitetura


Imagem: http://www.arch2o.com/women-in-architecture-10-successful-female-architects-you-should-know/
Mais uma publicação sobre a questão de gênero na arquitetura. 
ARch20 traz dez mulheres de destaque no mundo da arquitetura e urbanismo.  A autora do artigo e também arquiteta Pany Kalk lamenta que, em pleno século 21, ainda existam tantos “clubes do Bolinha” e que a questão de gênero ainda seja motivo de discussões. Lembra a grande quantidade de mulheres atuantes na área, mas destaca apenas dez delas pelo seu trabalho inovador que desafia e causa impactos profundos na ciência, nos espaços e na realidade social de nossas comunidades.

Um número muito baixo, é verdade, mas serve para conhecermos alguns nomes nem sempre vistos nas revistas especializadas. As arquitetas Lina Bardi, Maya Lin, Odile Decq, Amanda Levete, Sharon Davis, Momoyo Kaijima e Kazuyo Sejima são algumas das citadas.  
Claro, destaco a nossa Lina Bo Bardi, ou Dona Lina como minha amiga Cecília a chamava e como a autora diz no texto. A obra citada no artigo é o emblemático SESC Pompeia, lugar tão caro para mim, meus filhos e para os paulistanos de modo geral, além de obra fundamental na história da arquitetura, pelo conceito do projeto e proposta da recuperação e reconversão de uso.  
SESC Pompeia, projeto de Lina Bardi em aquarela da também arquiteta Leda Brandão de Oliveira.
 Outro nome que destaco é o da norte-americana Sharon Davis, cujos trabalhos traduzem sua filosofia de que o projeto também pode ser um agente transformador local e global, na medida em que utiliza mão de obra e materiais locais, aumenta o acesso à justiça social, desenvolve o poder econômico da comunidade onde está inserido e cria um ambiente sustentável. Vale a pena conhecer alguns de seus projetos em Ruanda, no Nepal, em Kosovo, etc. 
Esta é só uma amostra. Vá até o site da Arch20 e voe...

Referências:
http://sharondavisdesign.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário