segunda-feira, 10 de abril de 2017

Paisagem Construída | O Mundo de Chaplin faz um ano


O Mundo de Chaplin, em Vevey, Suiça. Imagem> Divulgação

O Mundo de Chaplin é dedicado à obra e trabalho do um ator, diretor, produtor, comediante e roteirista britânico Charles Chaplin (1889-1977). Aberto em abril de 2016, em Vevey, na região de Montreux, na Suíça (Veja aqui, a notícia da inauguração do novo museu), o museu foi implantado no local onde Chaplin viveu com a mulher Oona e seus oito filhos e onde passou os últimos 25 anos de sua vida. Conhecida como Manoir de Ban, a residência foi construída em 1840 e tem vistas espetaculares para o Lago Genebra e para os Alpes. O danado sabia escolher muito bem onde morar!  
Antiga mansão de Chaplin, em Vevey, Suíça. Imagem: blogchaplin.com


O Museu ocupa metade da mansão, além de nova edificação erguida como um tipo de estúdio de cinema com espaços para filmes, clips, multimídia e exposições interativas sobre a vida e obra do cineasta, além de 30 figuras de cera do famoso personagem. O projeto teve um custo de pelo menos 62 milhões de dólares e levou 15 anos para ser definitivamente implantado.
Ao que tudo indica, a longa espera compensou.  Desde sua inauguração, há apenas um ano, o Museu já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais e mais de 300.000 visitantes de 75 diferentes países. O setor de turismo da região comemora.   
 Como em 16 de abril comemora-se o aniversário do cineasta e o primeiro aniversário do Museu, a festa está sendo preparada com toda a pompa e circunstância. Uma das ideias é quebrar o recorde mundial de sósias de Chaplin e, para isso, o Museu convida os visitantes a comparecerem trajando os famosos objetos que o identificavam: bengala, chapéu coco e bigode à la Carlitos.  
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário