terça-feira, 4 de abril de 2017

Paisagem Preservada | O que a fachada esconde



Imagem: daily.mail.co.uk

 Em busca de mais espaço de lazer para seus dois filhos, Gwyn e Kate ap Harry, moradores de Thorne, Yorkshire do Sul, na Inglaterra, decidiram procurar um local para construir uma nova casa, já que não tinham condições de comprar um imóvel que atendesse às suas necessidades. Passeando pela cidade, descobriram um edifício antigo bastante deteriorado e em um grande lote. A fachada, alta, era de alvenaria de tijolos. Um cinema? Uma boate? Um clube? 

Na verdade, um pouco de tudo. Era a fachada de um antigo cinema construído na década de 1920, depois utilizado como boate e, agora, abandonado. Quase em ruínas, o edifício situava-se em área de preservação da cidade de Thorne. Na falta de outra alternativa e em função do tamanho do lote, o casal pensou em comprar o imóvel, demolir o que restava da construção do cinema e aproveitar a área para uma bela e moderna residência.  Certo?  Em termos. 
Imagem: daily.mail.co.uk
Embora não fosse tombado, o edifício tinha importância histórica e, portanto, não poderia ser demolido. A propósito, nem tudo que é histórico deve ser tombado e o próprio tombamento não é a única forma de se preservar algo. Voltando....Entre idas, vindas e lances em um estranho leilão, o casal acabou comprando o imóvel e obteve licença para construir na parte posterior do lote, desde que a fachada fosse preservada. Para resumir, o casal aceitou o desafio, decidiu preservar a fachada e construir uma casa confortável, além de conseguir a tão sonhada área de lazer para a família. O projeto do arquiteto Jeremy Southgate foi a cereja do bolo.
Vista posterior. Revestimento em um tipo de pinho tratado termicamente, o que lhe confere resistência e durabilidade. Imagem: bennetsTimber.co.uk

 Como era de se esperar, a obra virou um ponto de atração e discussão na cidade. Embora a grande maioria concordasse que seria ótimo manter a fachada do antigo cinema, nem todos concordavam com o material sugerido pelo arquiteto para a nova obra – concreto aparente. A princípio, muitos torceram o nariz para a proposta de uso desse material, Kate inclusive.  Mas só no início...

Uma coisa é certa, a obra serviu de inspiração para toda a cidade, tendo em vista o grande número de iniciativas de recuperação de edifícios que estavam em avançado estado de deterioração, depois do término da casa do casal ap Harry.
 Imagem: https://www.granddesignsmagazine.com/grand-designs-houses/68-tv-house-the-old-cinema-in-south-yorkshire
Após a entrega da obra, além de já ser reconhecido e admirado na cidade, o casal conseguiu repercussão mundial graças à divulgação de seu trabalho, pelo programa Grand Designs, apresentado por Kevin McCloud e, desde 2014, na Netflix.  Vale a pena ver a motivação, o esforço e a alegria do jovem casal. Vale a pena perceber como a flexibilização de soluções para garantir a preservação pode ser elemento fundamental para a recuperação e a reutilização do patrimônio histórico de qualquer comunidade. 
Área de lazer, no antigo auditório do cinema. Imagem: daily.mail.com 


No link abaixo, você pode ver a descrição de todo o processo no blog do casal.

Referências:
- http://www.gwynap.com/kensington/
- https://www.granddesignslive.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário