segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Ecos Culturais | Tradições de Ano Novo

Nessa época e no mundo todo, os votos são para um Feliz Ano Novo. Algumas horas antes ou depois, a depender do fuso horário, os desejos se somam para criar um mundo melhor. A energia positiva lançada é imensa, mas os costumes variam de um lugar para o outro. Em comum, a diversão, a alegria, a esperança de que algo mude. Porém, é fato que algo só muda se nós mudarmos. Qual sua proposta de mudança para 2021? Neste ano surreal de 2020, muitas comemorações foram acertadamente canceladas, devido à necessidade de evitar aglomerações. Vale, então, lembrar algumas delas, em anos normais:

África do Sul: As comemorações se espalham por todo o país: em Johannesburgo reunindo milhares de pessoas, seja no carnaval no Cabo da Boa Esperança, seja com os tambores na Cidade do Cabo, até 02 de janeiro. Celebra-se também o Dia da Emancipação, em 1830, quando os escravos foram libertados na África do Sul.

Alemanha – O Portão de Brandemburgo, em Berlim, registra a maior festa de rua. Nas casas, fondue com amigos, fogos de artifício, espumante, abraços, beijos e muitos votos.  

Austrália:  A Ponte da Baía de Sydney e a bela Opera House formam o cenário mais conhecido da festa e da cidade. E ainda queima de fogos, praia e churrasco com amigos.

Brasil: A mais famosa é a queima de fogos de Copacabana, sem dúvida, mas o Brasil todo comemora o novo ano com festa e alegria. Vestir branco, tomar espumante, pular 7 ondas, comer lentilhas ou guardar 3 caroços de romã na bolsa são algumas das simpatias mais conhecidas para trazer sorte.  

Bulgária: Como gesto que invoca saúde e riqueza, as crianças vão de casa em casa dando tapinhas nas costas dos moradores. No dia 01, os Kukeri, homens vestidos de monstros, dançam para espantar maus espíritos.  

Espanha:  Em Madri, na Praça Puerta del Sol, uma torre marca 12 badaladas. E a cada uma come-se uma uva, totalizando 12, símbolo de sorte.  

Estados Unidos: Times Square, em Nova York, é o evento mais divulgado, mas há queima de fogos em todo o país. Comer lentilhas também é hábito de algumas regiões, para trazer sorte e dinheiro. 

França: Hoje, a torre Eiffel é palco da queima de fogos e de um belo jogo de luzes. Nas casa, champanhe, patê de fígado de ganso ou ostras. Na costa, o banho de mar também é popular.  

Grécia: Sem muitos fogos na Grécia. As famílias jogam cartas e outros jogos e a sorte vem para o vencedor. No Dia de Reis, 6 de janeiro, celebra-se o batismo de Jesus com um mergulho n'água, o que  afasta os maus espíritos.

Holanda: A queima de fogos para afastar os maus espíritos começa cedo, às 10h, e dura o dia todo. Bem popular é a queima de carbureto, brincadeira nada segura. 

Itália: Em Roma, no dia 31, há vários concertos ao ar livre e, na ceia, come-se joelho de porco e lentilhas, símbolo de sorte nas finanças. Roupas íntimas vermelhas simbolizam sorte e felicidade no novo ano.

Japão: A faxina precede a festa, já que, como organização, o Japão é impecável, ou seja, antes da virada do ano há a grande faxina de Ano Novo. No dia 01, são servidos os famosos bolinhos de arroz (moti), que significam sorte e vida longa, bem comuns no bairro da Liberdade em São Paulo. Após a meia-noite, 108 batidas do relógio afastam 108 males.  

Reino Unido: Na capital, Londres, a queima de fogos acontece na roda-gigante London Eye e reúne milhares de pessoas.  As famílias comemoram em casa com jantar e espumante.

Rússia: O ponto alto é na Praça Vermelha. Nas casas, o país todo celebra as festas da árvore ("yolka"), as famílias ceiam em torno de um pinheiro e brindam ao novo ano.

Esteja onde estiver, não se esqueça de orar e agradecer por estar vivo. Fique em casa, reverencie quem partiu, respeite o distanciamento social e deixe o abraço concreto para mais tarde. Por ora, desejo um feliz 2021 para todos nós (mesmo com máscaras), para o mundo todo, um novo ano diferente, menos belicoso, menos consumista, menos sofrido e muito, muito mais humano, mais consciente, mais sincero, mais leve, mais saudável, mais justo e solidário. Afinal, todos nós merecemos porque somos UM!  

Ubuntu para todos nós, namastê! 

Referências:

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Por esse "formidável"!, acho que sei quem é o autor desse comentário não assinado. É o senhor José Fernando Campos, membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Varginha, que é um grande cronista. Obrigada, sr. Campos. Grande abraço.

      Excluir
  2. E vms comemorar o Ano Novo principalmente por estarmos passando com saúde!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Tenho mto orgulho desta competente profissional!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, obrigada. Mas vc não assinou..... Muito obrigada, abraços

      Excluir
  4. Belissimo e interessante.
    Bom ano para vice e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vicente, grande editor e amigo! Bom ano para vocês também, obrigada por comentar. Abraços

      Excluir
  5. Excelente Anitinha!Assim vamos tomando conhecimento de outros lugares com os seus festejos. Bebel

    ResponderExcluir
  6. Ótimo Anita. Parabéns ,como sempre. Um ano novo com muita saúde para todos vocês e que os bons ventos soprem sempre a seu favor. Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, para nós todos, porque esse ano realmente foi dose!!!
      beijo grande

      Excluir
  7. Só agora li, Anita!
    A graciosidade da festa da Bulgária e o perigo da queima de carbureto na Holanda!
    A Grécia, misturando a superstição a tudo!
    Mas eu ia querer jantar com os alemães, no frio, a fondue e o champanhe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o que ia querer, acho que gosto do nosso natal, quente, mas sempre com champagne , afeto e a família...beijos e obrigada

      Excluir