quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Ecos Culturais | Cerâmica em flor

Foto: Anita Di Marco

Campo dei Fiori ou Campo de Flores é o nome da exposição de cerâmica que faz parte do Festival da Cerâmica de Cunha, 2023. Diferentemente do Campo dei Fiori original, conhecida e vibrante praça de Roma, com inúmeras bancas de alimentos, flores e outros produtos, nosso Campo dei Fiori, no Lavandário (em Cunha), só traz flores e vasos em cerâmica, tranquilidade e paz.

A cerâmica. A argila. Os diferentes tipos de barro. O fogo, a lenha, o forno, o calor, a temperatura. Os componentes das tintas, os metais, as cores. As misturas, as tentativas, as repetições. As mãos. Nada é exato na arte da cerâmica, matemático, preciso. Não! Mas tudo flui pelas mãos amorosas do artista e sua nobre intenção de moldar, criar, emocionar. Nem sempre a peça sai conforme o plano inicial. Ao contrário, às vezes, o resultado surpreende. Ousada, independente, a peça moldada parece ter vida própria. Pode acolher a ideia ou se insurgir contra intenções e desejos, e do calor do fogo brota como quer. As cores se rebelam, os metais reagem, as imperfeições tomam forma. O inesperado pode acontecer e, mesmo assim, ser admirável! Como a vida, a cerâmica pode ser imprevisível, mas é sempre bem-vinda, surpreendente e bela.
 
O Lavandário. Foto: Anita Di Marco
Na mostra montada especialmente para esse lugar único e privilegiado que é O Lavandário, de Cunha, dentro da rica e variada programação do Festival da Cerâmica de Cunha, os ceramistas, Fátima Terra e Diogo YAS, querem levar o visitante a perceber e refletir sobre a exuberância, a presença da natureza eternizada no nosso cotidiano por meio da inspiração do artista, das técnicas usadas, do produto final e do longo e delicado trabalho que cada peça encerra. Afinal, toda peça tem uma história...

 

Foto: Anita Di Marco

Nesse belo Campo de Flores, a natureza se faz presente em cada intenção de Fátima Terra, a , professora e paisagista que se fez ceramista. Suas peças refletem o encanto e a multiplicidade de formas, tamanhos e cores do ambiente natural, resultado dos ciclos da terra, da água, do ar e do fogo. Suas peças, em especial folhas e flores, surgem de seu olhar atento, reverente e apaixonado pela natureza, pela vida e pela terra. Mais Terra, impossível! Para a queima, a artista utiliza além de fornos de alta temperatura, monoqueima em forno elétrico e a lenha. 

 

Foto: FátimaTerra
Já as peças de Yas trazem a delicadeza oriental daqueles que olham cada detalhe da natureza e da vida com respeito e deferência. Linhas suaves, cores marcadas, peças equilibradas e geométricas mostram a influência da arte do Origami. Arranjos florais de Ikebana, criados por diferentes mãos, emprestam a cada vaso o necessário para reforçar e selar a beleza do conjunto. Um e outro se integram e se complementam. Podem existir separados, porém, como na vida, juntos trazem mais dignidade ao todo! Yas queima suas peças em fornos de alta temperatura, forno elétrico e a gás.

 Sobre os expositores:

1. Fátima Terra. Professora, paisagista e ceramista, criou o projeto pedagógico da Oficina de Cerâmica para Jovens da rede estadual de ensino de Cunha-SP. É atuante no Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC), como Coordenadora Pedagógica e membro do Conselho Superior, e como palestrante em eventos de arte-educação. Divide seu tempo entre Cunha e São Paulo, sempre com a natureza a orientar-lhe os passos. Contato: @terra_fátima

2. Diogo YAS. YAS mudou-se para Cunha em 2015, apaixonou-se pela arte da cerâmica e desenvolveu sua linguagem usando o conceito do Origami em suas obras que mostram sutis dobraduras na modelagem. Desse trabalho, surgem peças geométricas, utilitárias, vasos para ikebana, além de difusores e colares aromáticos, com o aroma dos óleos essenciais. Seus trabalhos estão expostos na Casa do Artesão de Cunha. Contato: @cerâmica.yas

Evento: Exposição de cerâmica Campo dei Fiori
Artistas: Fátima Terra e Diogo Yas (Dentro do Festival da Cerâmica de Cunha, 23 set - 29.out. 2023)
Quando: de 29 set. a 29 out.2023; de sexta a domingo, das 10h ao pôr do sol
Onde: O Lavandário, Cunha (SP)
 

Referências 

https://lavandario.com.br/visitas-ao-lavandario/
https://festivaldaceramicadecunha.com.br/

https://www.cunha.sp.gov.br/turismo-cultura/arte-ceramica-de-cunha/
instituto.ceramica.cunha@gmail.com

No Instagram

@Cerâmica Yas
@Terra_Fátima

@Festival da cerâmica de Cunha 

@Lavandario_Cunha_SP_Brasil

16 comentários:

  1. Que beleza de exposição e que importante é divulgar este evento.
    Um beijo,
    Anne

    ResponderExcluir
  2. Gratidão querida amiga Anita, por suas palavras e descrição captando a essência do meu trabalho!! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, querida. Foi uma alegria conhecer você e seu trabalho. Bjs

      Excluir
  3. Lindo texto!
    Lindas peças!
    Linda integração com a natureza
    Obrigada por compartilhar
    Dá vontade de visitar…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite! Até o final de outubro. Vale a pena.... e deixe seu nome, da próxima vez. Obriigada por comentar.

      Excluir
  4. Lindo texto amiga, realmente suas obras são feitas com o amor que vc tem pela terra, sucesso sempre bjsss Jura

    ResponderExcluir
  5. Anita, texto encantador com palavras que transmitem a delicadeza das folhas 🍃 e flores 💐 da arte cerâmica de Cunha. Obrigada linda

    ResponderExcluir
  6. Que trabalhos lindos! Parece um espaço e ideias paradisíacos.
    Que continuem assim.
    A gente nem imagina que existia essa atividade. É uma pausa, um hiato de paz a entrega desses artistas!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo trabalho!! Muito bom ler e saber sobre essa exposição e esses artistas.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto.Quanta leveza! Quanta dedicação!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo e que lugar mágico. Para quem for até Cunha recomendo descer a serra Cunha a Paraty (carro alto); um banho de mata atlântica. Zé Marcelino.

    ResponderExcluir
  10. Fatima, parabéns pela beleza das suas peças, resultado do seu namoro com a natureza, encanta seu olhar às folhas, aos troncos, ao grafismo das árvores.

    ResponderExcluir
  11. Peças muito lindas! Não sabia desta maravilhosa arte. Obrigado, Anita

    ResponderExcluir