sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Ecos Literários | Cefet e Oneyda Alvarenga

O que o Cefet e Oneyda Alvarenga têm em comum? Vejamos. Sou adepta e defensora da educação pública de qualidade para todos e, por isso, não é novidade minha admiração pelo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Meu irmão caçula (hoje, ainda caçula, mas muito mais alto do que eu) estudou, com orgulho, no IFSP (Instituto Federal de São Paulo). Cefet ou IF não importa. A força, a linhagem e os objetivos são os mesmos: excelência na formação.  Varginha, no Sul de Minas, foi brindada com uma unidade do Cefet-MG em 2006 e continua honrando esse nome com educação de qualidade. Leia aqui sobre a história do Cefet-MG, campus Varginha. Já participei como convidada de várias atividades propostas pela instituição - oficinas, festivais, mesas redondas, exposições, lançamento de livro etc. e sou suspeita, mas fico encantada com o nível dos professores, a qualidade e a diversidade das atividades propostas e com o interesse e a participação ativa e criativa dos alunos.  
 
Mostra no Cefet-MG, Varginha, 2022.
Bem, a exposição Oneyda Alvarenga & Eu. Seu tempo, sua busca, sua obra, com concepção e curadoria de Vanessa CTREis e eu, montada inúmeras vezes, desde 2015, fala da vida e da obra de uma aluna de Mário de Andrade (1893-1945): a etnóloga, musicóloga e pesquisadora varginhense (entre outros títulos) Oneyda Alvarenga (1911-1984). Ao final da linha de tempo da mostra, propúnhamos ao visitante escrever uma carta para a homenageada e, assim, repensar sua própria vida diante do que vira na exposição. Deu muito certo!

Pois bem, agora a inspiradora Oneyda Alvarenga empresta seu nome a outra atividade do CEFET-MG, Varginha, uma ação dentro do projeto de extensão "Entre Cartas...Com Sua Comunidade: o concurso literário Oneyda Alvarenga, nas modalidades cartas ou videopoemas, com o tema "Diversidades em Pauta", tema delicado e urgente no que se refere adireitos e garantias das diversidades, como respeito à liberdade religiosa, igualdade de gênero, orientação sexual, questões étnico-raciais e pessoas com deficiência (PcD)”. As inscrições vão até 23 de outubro e podem ser feitas acessando https://forms.gle/WhuJ8Th3PAR28ee87. Outras informações sobre o concurso no Instagram: @projetoentrecartas (www.instagram.com/projetoentrecartas) .

Viva o Cefet! Viva Oneyda Alvarenga que, desde seu tempo, com sua ousadia, vida e obra, continua inspirando e motivando os jovens a refletirem e a ousarem.

Referências

www.instagram.com/projetoentrecartas

https://www.varginha.cefetmg.br/historia/

https://anitadimarco.blogspot.com/2022/06/ecos-culturais-oneyda-alvarenga-em-sua.html

https://anitadimarco.blogspot.com/2017/08/ecos-culturais-ecos-de-oneyda-alvarenga.html

https://anitadimarco.blogspot.com/2015/08/arte-cultura-expo-de-oneyda-alvarenga.html

https://anitadimarco.blogspot.com/2015/09/arte-cultura-espacos-e-exposicoes.html

9 comentários:

  1. Parabéns, Anita. E sempre Parabéns para o CEFET.
    Está a todo vapor, pondo os jovens numa experiência única.
    Oneyda Alvarenga continue sempre sendo conhecida e estudada por todos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiiii e coloquei no meu Facebook. Legal, mesmo. Bjs saudosos!

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo exemplo de que a cultura é o único caminho para o desenvolvimento de uma sociedade melhor! Obrigado, Anita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação pública de qualidade e cultura para todos! Valeu por comentar
      ...

      Excluir
  4. Bom saber que há espaços públicos de. Educação que se pautam pela excelência

    ResponderExcluir
  5. Ótimo retrospecto, Anita e maravilhosa iniciativa do IF de Varginha. Quando ouço falar de Oneyda, lembro-me de Aurélia Rubiao. Zé Marcelino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim, Zé. Eu me lembro tbm de Aurélia Rubião, mas principalmente de Mário de Andrade e do Centro Cultural São Paulo. A discoteca pública de lá leva o nome dela. Abração

      Excluir
  6. Parabéns Anitinha! Cefet muito bom! A lembrança da Oneyda é sempre motivo de Alegria como Aurélia Rubião.

    ResponderExcluir