sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Ecos Urbanos | Piscinas públicas

Piscina em Manhattan (https://blognovayork.com/)
Termas e banhos públicos existem desde os tempos antigos, certo? Cidades do mundo todo como as da Grécia antiga e do império romano que o digam... Nos tempos de hoje, porém, a ocorrência desses banhos parece restringir-se a cidades termais. Será? 
Pois bem: goste-se ou não de Nova York, uma coisa é inegável: a cidade sempre nos surpreende com sua arquitetura, seus eventos, novos projetos, parques e exposições. E um dos aspectos que muitos desconhecem é que as piscinas públicas são uma tradição da cidade, dentre tantas outras. Afinal, com o calor deste verão por lá, altas temperaturas e umidade insuportável, o melhor mesmo é se refrescar. Onde? Ora, em ambiente com ar-condicionado ou nas piscinas públicas. Isso mesmo! Públicas! Em princípio, isso parece algo impensável no Brasil de hoje.
 
  No Brooklyn. Imagem: https://blognovayork.com/
Nova York tem dezenas de piscinas públicas, ao menos uma em cada bairro. Tempo de permanência, acesso e regras para frequentar o espaço têm rígido controle, sobretudo quanto à discrição das roupas de banho e proibição de som alto, comida e álcool. Tudo para manter a limpeza, a segurança e o direito do outro de se divertir em um lugar tranquilo e agradável. Ou seja, todos podem usar, desde que com civilidade e respeito. As piscinas funcionam apenas no verão, de junho a setembro, e oferecem serviços como alimentação, vestiários, duchas, salva-vidas, aulas gratuitas de natação, áreas para patinação (de gelo, no inverno), pista de skate, chuveiros, quadras esportivas, internet etc. 
 
Robert Moses (1888-1981), urbanista que criou centenas de piscinas públicas pelo país, é um nome sempre presente e controverso quando se fala de Nova York. De fato, foi responsável pela construção de pontes, túneis, parques, piscinas, apartamentos públicos e muitas vias expressas, mas pecou de forma retumbante por privilegiar a classe média branca e o uso do automóvel em detrimento do transporte público e dos bairros mais necessitados.  Mas este é tema para outro post!

Referências

https://blognovayork.com/piscinas-publicas-gratuitas-de-nova-york/

http://www.pool-life.com.br/um-mergulho-na-historia-das-piscinas-publicas/

https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/02/070214_lucasmendes

https://globoplay.globo.com/v/2724280/

www.nycgovparks.org/parks/astoria-park

9 comentários:

  1. Eu conheci uma em Palo Alto, na California. No Brasil deveria ser uma política pública. Em algumas escolas públicas existem piscinas. Seria plenamente viável nas escolas maiores e chuveiroes em escolas de educação infantil, como existe na creche da USP aqui em Ribeirão. As crianças adoram. Zé Marcelino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zé, é verdade. Também acho que tinha que ser política publica...A escola estadual em que estudei, em São Paulo, CEDOM, chegou a ter piscina. Isso nos anos 60...nos anos 70 já não era mais utilizada. Uma pena! Abração...

      Excluir
  2. Nossa, que beleza! Não sabia disso. Que bom. E que bom também se aqui tivesse isso!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Conheci piscina pública em Brisbane (Austrália).Uma organização incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bebel. Pois é, duas amigas que moraram lá também comentaram. E uma ótima, né? Vamos fazer novo post sobre o tema... bjs

      Excluir
  4. Não sabia das piscinas públicas em Nova York. Sei que aqui em Campinas há piscinas públicas no Parque Taquaral e em outros da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Muito logico o texto sobre.espaços publicos humanos
    Jfcampos

    ResponderExcluir
  6. Entendo que, antes de termos esses locais onde as pessoas possam conviver, essas pessoas precisam aprender o que é convivência. Um exemplo de que isto é muito necessário, é só olhar a poluição gerada pelas pessoas e empresas. Tão logo a gente se conscientize do que estamos fazendo para o meio ambiente, aprenderemos a conviver entre nós e isso permitirá a existência dessas piscinas.

    ResponderExcluir