sexta-feira, 22 de maio de 2015

Paisagem construída: Entrevista com Lelé

Foto: Anita Di Marco, 2008

O CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo publicou, hoje, uma entrevista inédita, feita em 2012, com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, falecido em 2014. Com a peculiar generosidade e modéstia, ele aborda conceitos e ideias sempre válidas para várias áreas, não só para o arquiteto. Fala da arquitetura atual, da ação e do papel do CAU no exercício profissional, da deficiência dos códigos de obras - ruins em sua grande maioria - e dos profissionais responsáveis pela  aprovação de projetos, do despreparo dos arquitetos saindo de grande parte das escolas de arquitetura atuais, da confusão entre normas e leis, dos modismos em arquitetura, da tecnologia, da falta de mão de obra qualificada, da função e uso inadequado dos materiais,  entre outros temas afins. 
Define, de forma concisa e precisa, a profissão do arquiteto (não só, mas também): formação ampla e generalista, diálogo constante com a sociedade e os demais profissionais envolvidos no projeto e, principalmente, da urgência de o arquiteto reassumir e jamais abrir mão de seu papel de coordenador e responsável pelo ato de construir.  
Fala da beleza como algo inerente ao ser humano e a todas as profissões, algo que não pode ser delegado a outros ramos – faz parte da profissão e do homem. 
Cada vez mais, as escolas de arquitetura e arquitetos, jovens e antigos, deveriam se inspirar nele, sobretudo no seu olhar crítico, mas generoso, integrador e pleno de bom senso (aquele bom senso, citado por Lúcio Costa)... Cada vídeo tem cerca de meia hora. Reserve um tempo e ouça com atenção. 
Uma entrevista com um ser humano ímpar; humano, demasiadamente humano. Uma dádiva e um privilégio tê-lo conhecido. 

  
Vídeo publicado também no youtube: https://www.youtube.com/watch?t=10&v=T1j75641ftA    
Ver também a postagem <http://anitadimarco.blogspot.com.br/2015/04/paisagem-construida-premio-tardio.html> , onde Lelé é citado, e a publicação de artigo completo sobre o episódio na Revista Summa + 144, com o título Insinuaciones: Alegrías Póstumas. artigo de Ruth V.Zein e eu
Referência: 
CAU-BR- http://www.caubr.gov.br/entrevistajoaofilgueiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário