quarta-feira, 6 de maio de 2015

Arte & Cultura: A delicada arte da luteria

Lutier - s.m. 1. Mús. Profissional dedicado à fabricação e conserto de instrumentos musicais de corda com caixa de ressonância, como violão, guitarra, violino etc. [F.: Do fr. luthier.]
Luteria - sf. 1. Arte e técnica de fabricação de instrumentos de corda que possuem caixa de ressonância, mas não dispõem de teclado; luteraria.  2. O conjunto formado por esses instrumentos.  3. Local onde se fabricam tais instrumentos.   [F.: Do fr. lutherie.]
Fonte: Dicionário Caldas Aulete.  www.aulete.com.br  

Bom, para esclarecer, aqui no blog, utilizarei os termos sem o “h”, como registrado nos dicionários Aulete e Houaiss da Língua Portuguesa. 
Mas, quando se fala em lutiers, o nome mais notório é o de Antonio Stradivari (1644-1737), aluno de outro renomado lutier Nicola Amati.  Stradivari, ou Stradivarius como era conhecido, era da cidade de Cremona, Itália, terra onde a profissão é conservada e valorizada há séculos. Estima-se que Stradivari tenha construído mais de 1000 violinos, ao longo de sua vida. 
O ofício é a arte de fazer e reparar instrumentos de corda: violão, violas, violinos, violoncelos, contrabaixos, guitarras(acústica, elétrica,clássica), alaúdes e bandolins. E para um bom resultado final, tudo conta, desde as ferramentas e instrumentos necessários ao ofício até a escolha da madeira – cor, cheiro, densidade e, principalmente, origem. Há séculos, algumas espécies são utilizadas pelos artesãos do mundo todo, como o jacarandá e o mogno, que continuam sendo a escolha daqueles lutiers que buscam o máximo de qualidade em seus instrumentos. No Brasil, a extração foi proibida em função do corte indiscriminado e, portanto, a melhor opção parece ser a utilização de madeiras de demolição, estoques antigos de serrarias ou madeireiras idôneas com documentação de origem da madeira comercializada. 
O amigo Daniel Soares, colega dos tempos do ensino científico do Colégio Cedom, lutier e músico [mas, segundo ele apenas um apaixonado amador desses dois misteres], gentilmente me enviou uma série de  vídeos e artigos sobre construção de violão e outros instrumentos de corda.  Aos poucos, mostrarei outros. O vídeo abaixo, muito bem produzido, mostra a construção de um violão flamenco, feito pelo lutier grego Vassilis Lazarides. O fundo musical é do holandês Edsart Udo de Haes, que, segundo Daniel, “manda muito bem no flamenco”!  

Fonte:
Daniel Soares: danielsoares195@yahoo.com.br
http://www.maxrosaguitars.com/madeira.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário