terça-feira, 19 de maio de 2015

Vida & Arte: Game indiano ensina autodefesa às mulheres

País-membro do chamado BRICS, com uma economia em ascensão e um dos mais populosos do mundo, a Índia ainda é um país de imensos contrastes. Conhecido por seus costumes exóticos aos olhares ocidentais, misto de religiosidade e conformismo, pela história antiga, arquitetura dos templos e palácios, sistema de castas, lutas religiosas e nomes como Mohandas Gandhi, Rabindranath Tagore, Mohammad Yunus e tantos yogues e propagadores dessa ciência antiquíssima, hoje, a Índia, lamentavelmente, também é conhecida pelas agressões sexuais sofridas pelas mulheres. Independentemente das ações governamentais no sentido de punir ou inibir esses crimes, um grupo consciente de engenheiras da Amrita University resolveu agir e criou um novo jogo online destinado a ensinar golpes de luta para que as mulheres possam defender-se de agressões sexuais.


O grupo é chamado We Are Womene o jogo simula uma situação em que a mulher, quando abordada na rua por algum agressor, através de comandos no teclado, consegue dar chutes e socos e fugir de seu atacante. O objetivo é ensinar – de maneira fácil e rápida – alguns movimentos defensivos que podem salvar suas vidas, transpondo as lições do mundo virtual para o mundo real. A próxima etapa do desenvolvimento do jogo é criar novos cenários: no trabalho, no transporte público e em ruas superlotadas. 
O objetivo final do grupo é devolver o poder às mulheres. Toda manhã, antes de iniciar seu trabalho, o grupo entoa um mantra: “Lokah Samastah Sukino Bhavantu”, ou seja, “Que todos os seres humanos em todos os lugares possam ser felizes e livres e que meus pensamentos, palavras e ações possam contribuir, de alguma forma, para essa felicidade e liberdade geral”. “É o que nos move”, explicam.  
Referências e Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário