sexta-feira, 15 de maio de 2015

Paisagem construída & Yoga: Asteya, ciclovias e meias-verdades

Análise apressada dos dados ou manipulação da informação?
A chamada grande imprensa repercutiu, há poucos dias, uma notícia mostrando um aumento de 34% nas mortes de ciclistas na capital paulista. Não só repercutiu, mas rapidamente concluiu: maior número de mortes é diretamente proporcional à implantação de ciclovias. Certo?
Errado. A grande imprensa repercutiu, sem se dar ao trabalho de analisar, comme Il faut, os dados. Os blogs, que cada vez mais se transformam em veiculadores sérios de notícias, entenderam, pesquisaram e analisaram os dados com cuidado, aliás, como seria de se esperar em uma imprensa que se autoproclama grande e séria, mas que tem outros interesses...
Em yoga, a prática de faltar com a verdade, de mascará-la ou dizer meias-verdades fere um dos princípios do seu Código de Ética, a saber, o princípio de asteyanão apropriação, não roubar. No caso, rouba-se o direito do outro à informação correta e à verdade inteira dos fatos; o que é passado são as ditas meias-verdades, convenientes para alguns, que sacrificam a verdade para todos em prol do interesse individual e de seu grupo. Por isso, outra vez, chamando o yoga à aplicação prática, deve-se fazer uso de viveka (discernimento) ao ler, ouvir e ver jornais e noticiários, em geral. Afinal, yoga é vivência, lembram-se? Vivência cotidiana, na prática, em todas as situações da vida.
Voltando à questão dos números. O site Vá de bike, que faz um bom trabalho na divulgação de eventos, medidas e práticas relacionadas ao ciclismo urbano, foi verificar os números da dita pesquisa, compará-los com dados de anos anteriores e concluiu que, na verdade

as mortes de ciclistas diminuíram em São Paulo em relação ao total de ciclistas, já que o uso da bicicleta aumentou muito mais que os óbitos. Em 2013 houve 35 mortes para 174,1 mil ciclistas (1 a cada 5 mil, 0,020%), enquanto em 2014 foram 47 mortes para 261 mil pessoas (1 a cada 5,6 mil, 0,018%). Essa estatística mostra que, ao contrário do que a imprensa tradicional vem mostrando, pedalar se tornou mais seguro na cidade. Em relação ao total de ciclistas pedalando, a queda nas mortes foi de 10% entre 2013 e 2014”. 

Leia a matéria completa no site Vá de Bike:
<http://vadebike.org/2015/05/aumento-mortes-ciclistas-34-2014-sao-paulo-ciclovias/>. O Vá de Bile também postou, há algum tempo, uma série de vídeos da campanha Respeito Bicicleta da Prefeitura de São Paulo, estimulando o bom relacionamento entre motoristas e ciclistas. Ver em:


Imagem:
 http://viatrolebus.com.br/2014/11/rua-da-consolacao-deve-ter-ciclovia/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário