segunda-feira, 4 de maio de 2015

Yoga & Vida: Yoga é vivência

Yoga é uma ciência eminentemente prática. Não se aprende yoga sem praticar; não se aprende a fazer as posturas apenas lendo; não se aprende a meditar apenas frequentando cursos que ensinam as diferentes técnicas; não se aprende a técnica respiratória do pranayama apenas olhando o outro fazê-lo. Não se aprende yoga sem a prática, sem a vivência, sem ter a consciência e sentir o que ocorre durante a prática, no aqui e no agora. 

Considerada um presente da Índia à humanidade, o yoga é uma ciência que busca a integração de todas as dimensões do ser humano.  Deriva do verbo sânscrito yug que significa unir, ligar, ou seja, reconectar o homem à sua melhor parte, sua parte divina, o atman. Essa prática requer disciplina, atenção constante, entrega e estado de presença. 


Imagem: formascoloridas.com.br
O chamado aspecto exterior do yoga (Bahiranga yoga) é mais fácil de ver e entender; compreende o exercício do código de ética (treino de atitudes e cultivo de virtudes), a realização de asanas (posturas), de  pranayamas (controle das respirações) e pratyahara (abstração sensorial). Seria a parte mais visível do yoga. O yoga interior (Antaranga yoga) é um continuum mais profundo e silencioso, incluindo a concentração, a meditação e a contemplação. 

Mas tudo é uma questão de tempo. Pratique pratique, pratique, sem expectativas ou ansiedades, mas com disciplina e continuidade. Livre-se do desejo de resultados. Comece com assiduidade, persistência, respeito aos seus limites, mas abrindo-se às possibilidades. Respeite seu corpo, templo do divino, base concreta para sua realização. O importante é saber que praticar yoga não se restringe a assistir a uma aula duas vezes por semana. Yoga é atitude de vida, é mudança de conceitos que se reflete no cotidiano, é transformação do ser.   
Namastê!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário