sexta-feira, 17 de julho de 2015

Reflexão: Yoga e ação

YOGAH KARMASHU KAUSHALAM.
[Yoga é perfeição na ação].
- Bhagavad Gita, II:50

Diferentemente do que muitos pensam, yoga não conduz à inação. É, ao contrário, uma filosofia da ação e uma terapêutica contra a agitação. A ação inteligente é serena, mas firme; o homem criativo é interiormente tranquilo. No sábio que medita há um intensíssimo dinamismo que não pode ser entendido pelo homem ocidental pragmático, apressado e superlativo. O sábio somente  se ocupa, não se pré-ocupa, faz o que deve ser feito. 
No Bhagavad Gita, como vimos acima, Krishna define Yoga como “a excelência na ação”. O que temos que fazer deve ser bem feito sempre, pois a ação ou obra imperfeita implica uma dívida, à qual ficamos vinculados. Não só segundo o Gita, mas segundo todos os livros sagrados, só o perfeito agir nos liberta. 



Mukunda Lal Ghosh nasceu em janeiro de 1893 em Gorakhpur, na Índia e faleceu em Los Angeles, Califórnia em 1952. Yogananda (1893-1952) foi o nome adotado em 1915, após formar-se pela Universidade de Calcutá e fazer os votos como monge.   Ananda significa bem-aventurança suprema a partir da união divina (yoga). Passou a vida dedicando-se a esta união e à difusão do Kriya Yoga no Ocidente.   Em vários de seus escritos e lições, Yogananda sempre alertava seus discípulos para a necessidade desse bem agir e de ser um profissional da Vida, todo o tempo, em todo o lugar e em qualquer ação.  
Imagens: 
http://www.srf-saojosedoscampos.com.br/paramahansa/ 

Um comentário: