domingo, 5 de julho de 2015

Vida & Yoga: Os Kleshas

Os Kleshas ativos podem ser reduzidos pela meditação. YogaSutra (YS) 2,11
Para Patanjali, toda angústia advém do desconhecimento ou da ignorância do ser humano sobre sua própria natureza e sua real essência. Essa ignorância (avydia) é o que gera toda aflição e obstáculo à evolução do homem e  constitui o primeiro dos kleshas, termo sânscrito traduzido como aflições/obstáculos que impedem o desenvolvimento integral do praticante. Além dessa ignorância (avydia), as outras causas são: 
asmita (noção de individualidade ligada ao ego: eu sou, eu fiz, eu criei, eu arrumei; eu consegui...); 
- raga (desejo e paixão: quero porque quero, gosto, desejo, preciso...); 
- dvesha (aversão, repugnância: eu não gosto, detesto, odeio, não suporto, desprezo...) e 
- abhinivesha (medo da morte ou apego excessivo à vida). 
Para Patanjali os kleshas podem ser destruídos através de abhyasa (prática assídua, esforço) e vairagya (desapego), duas palavras aparentemente simples, mas que implicam enorme esforço da vontade. Ele menciona uma tríplice autodisciplina, sistemática, para que o praticante queime “as sementes das aflições”, como uma espécie de preparação para o caminho do yoga, já que o yoga, como esforço da vontade em uma prática constante e disciplinada, ajuda o praticante a vencer os kleshas. Essa tríplice autodisciplina é denominada por ele de yoga preliminar e abrange: 
- Tapas (austeridade e autodisciplina, que se vincula à vontade);
- Svadhyaya (instrução no ensinamento sagrado aliado ao autoestudo, que se vincula ao intelecto); e
Ishvara Pranidhana (entrega à vontade de Deus, que se vincula ao aspecto emocional).  

Referências:

http://yogazine.theglobalyogi.com/yoga-philosophy-articles/the-causes-of-pain-and-the-five-kleshas/#.VWoP0NJViko  



Os kleshas sutis podem ser reduzidos seguindo os oito passos do yoga. 
 YogaSutra(YS)2, 28-29 

Nenhum comentário:

Postar um comentário