terça-feira, 28 de julho de 2015

Paisagem: Orquídeas e bromélias

Tenho dois amigos gaúchos, tranquilos, risonhos, e muito queridos: Pedro e Lígia Holderbaum, ambos arquitetos simpaticíssimos e muito, muito competentes. Eu os conheci em Varginha, logo que cheguei à cidade. Em uma das saídas para conhecê-la, gostei de algumas casas e pensei comigo: - Têm todo o jeitão de terem sido projetadas por arquitetos, e dos bons!
Aliás, isso é verdade e muito interessante. Com a prática, dependendo de sua formação, quando você bate o olho, dá para saber se o projeto é ou não de arquiteto e mais ainda, dá para saber que tipo de arquiteto ele é! Ou até quem ele é!
Bom, voltando... Descobri que as casas, de fato, haviam sido projetadas por um casal de arquitetos e fui descobrir quem eram os dois. Por pouco tempo, mantivemos contato real; agora, o contato é, basicamente, virtual (pena!), porque eles logo se mudaram para Joinville. Egoisticamente, fiquei triste por mim (tenho certeza de que você conhece a sensação, não?), mas feliz por eles. E truco! O tempo mostrou que eles estavam certos.
Fizeram alguns trabalhos como arquitetos, como paisagistas, organizaram algumas edições da Festa das Flores de Joinville e, em pouco tempo, montaram a sua própria flora, a Flora Holderbaum, fundada em 1994. 
Desde então, com a competência e habilidade que sempre mostraram em seus projetos, lidam com orquídeas e bromélias. Produzem e melhoram espécies brasileiras como a Cattleya intermedia, a Laelia purpurata e a Cattleya labiata em especial, assim como na criação de híbridos de Cattleya.  E enviam para todo o Brasil.
No site, você também descobre os cuidados com suas orquídeas e bromélias. Aproveite. 
Fiz esse post para matar a saudade dos meus amigos Lígia e Pedro.


Referências: 
http://floraholderbaum.com/  

Um comentário:

  1. Anita amiga, sempre generosa. Parabéns pelo blog, assuntos interessantes e muito bem escritos. Ligia Holderbaum

    ResponderExcluir