quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vida & Yoga: Meditação em um minuto

Por mais que tenhamos ouvido e lido sobre os benefícios da meditação, nada se assemelha à prática. Não se aprende meditação por leitura, assim como não se consegue ter uma experiência do yoga sem praticá-lo. Por isso quando alguém me pede para assistir a uma aula de yoga, eu respondo que não pode. Simplesmente não pode! Se quiser fazer aula, tudo bem; mas assistir, nunca. Porque só a prática é que lhe dará uma noção (pequena) do que é o yoga e de seus benefícios. O mesmo se dá com a meditação.  
Comece com um distanciamento dos sentidos (pratyahara) e passe à concentração (dharana). Meditação (dhyana) implica estar presente (como o yoga e como a própria vida), observando, sem se deixar influenciar e/ou perturbar e/ou distrair por pensamentos, ruídos ou lembranças, até perder a noção do tempo, até integrar-se e dissolver-se nessa percepção (samadhi).
Estar presente e inteiro, no momento da prática, no momento da ação, no momento da meditação. Estar onde você está. Sentir os batimentos cardíacos, sentir e perceber cada fase da respiração: inspiração (puraka), pulmões cheios (khumbaka), expiração (rechaka) e pulmões vazios (bahia khumbaka). Quase sentir uma não-vontade de respirar...
Sentir os movimentos da mente, perceber os pensamentos que, com certeza surgirão, mas deixando que eles passem, como nuvens, sem se perturbar ou se apegar a eles. Apenas ser. 
Ouvir os ruídos, mas sem fixar neles sua atenção, sem se perturbar. Afinal, o mundo seguirá existindo apesar de você e de sua meditação. Desligue-se disso tudo e apenas pratique o ser.
Parece difícil, mas não é. Por isso achei esse vídeo bastante didático que compartilho aqui e vai propor um minuto de meditação.
 
Meditação em um instante, legendado (One Moment Meditation, with pt-BR subtitles)-https://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ 

2 comentários:

  1. Anita, que beleza de artigo e de video! Amei! Obrigada por compartilhar! Identifiquei-me com seu texto ("Quase sentir uma não-vontade de respirar..." foi ótimo! Já senti isso muitas vezes durante minhas meditações mais bem feitas! :) E o vídeo é de fato bem didático, e super coerente! Faz total sentido começar com 1 minuto e desenvolver a habilidade para alcançar o objetivo em um instante. Gostei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, simples e constante..embora com um início gradual! Obrigada, meu bem, volte sempre...
      bjs

      Excluir