segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Arte & Cultura: Bailarina brasileira recebe prêmio Príncipe Claus

Criado pela Fundação Príncipe Claus da Holanda, o Prêmio Príncipe Claus é destinado a pessoas que fazem da cultura um projeto de  vida. A cada ano, são premiados onze representantes da área cultural na África, América Latina, Ásia e Caribe, que “realizam um trabalho de qualidade excepcional e grande impacto social, em regiões em desenvolvimento”. Em 2014, um dos prêmios coube à coreógrafa e bailarina brasileira Lia Rodrigues, irmã da arquiteta Cecília Rodrigues dos Santos.
Especialistas do mundo todo são convidados para indicar candidatos e , depois, um comitê avalia as sugestões. Dez prêmios são entregues por Embaixadores da Holanda aos laureados em seus respectivos países.
Em 2014, o Prêmio Principal foi concedido a Abel Rodriguez, artista, fitólogo e ancião em uma comunidade colombiana. No mesmo ano, a dançarina e coreógrafa brasileira Lia Rodrigues foi contemplada  com um dos dez Prêmios Príncipe Claus. Na vanguarda da dança contemporânea no Brasil, criando coreografias ousadas e impressionantes do ponto de vista técnico, ela abriu sua Companhia de Dança numa favela do Rio de Janeiro, onde também dirige a Escola de Dança da Maré, que gera experiências novas e cria oportunidades dentro da comunidade. A premiação será no Centro de Artes da Maré, no próximo dia 8 de agosto.

Parabéns Lia, pelo excepcional e admirável trabalho e por mais esta vitória.   
 
Lia Rodrigues 
Fonte: http://www.conectedance.com.br/quem-faz-a-diferenca/lia-rodrigues-arte-aliada-a-desenvolvimento-humano/ 

 
Centro de Artes da Maré
Fonte: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/escola-livre-de-danca-da-mare   
Referência:
http://brasil.nlembaixada.org/noticias/2014/09/premio-principe-claus.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário