quinta-feira, 23 de março de 2017

Línguas, Tradução & Literatura | Certezas



De tudo ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo.  Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.
 - Fernando Sabino (1923-2004), in O Encontro Marcado (1956)

Publicado em 1956, há 60 anos, Encontro Marcado é um dos livros mais conhecidos de Fernando Sabino (1923-2004), premiado autor mineiro nascido em Belo Horizonte. Leitor voraz, desde cedo, foi ganhador do Prêmio Jabuti pelo romance "O Grande Mentecapto" (1979) e do prêmio literário "Machado de Assis" da Academia Brasileira de Letras, em 1999, pelo conjunto de sua obra
Com Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino formou o grupo de amigos para sempre. Além desse grupo especial, conheceu e conviveu com grandes nomes da nossa literatura e da nossa arte como Mário de Andrade, Rubem Braga, Vinicius de Moraes, Di Cavalcanti, Moacyr Werneck de Castro, Clarice Lispector e Manuel Bandeira, entre outros. 
A seu pedido, seu epitáfio diz: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino".

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário