segunda-feira, 13 de março de 2017

Paisagem construída | Gelo como matéria-prima


 Festival de Gelo, Harbin,2016. Imagem http://www.chinalinktrading.com/blog

Para nós que moramos em países tropicais, algumas coisas são muitíssimo atraentes. Neve, por exemplo. Atire a primeira pedra quem nunca quis fazer uma bolinha e atirá-la em outro alguém; quem nunca quis fazer um belo boneco de leve com nariz de cenoura, echarpe e chapéu, ou até mesmo provar o  gosto e a temperatura da neve. Mas, convenhamos, não me imagino morando em um lugar com temperaturas baixíssimas. Mesmo porque, quando a neve começa a derreter, resta apenas um fio de água suja e um piso escorregadio e viscoso. De fato, prefiro nossos verões quentes, outonos ventosos, primaveras floridas e um inverno onde, dependendo do lugar, conseguimos ficar até de manga curta. Bem mais agradável! 

Mas, a criatividade que pode vir com o frio é inegável. Os singelos iglus, as casas dos esquimós, e seus blocos retangulares feitos de neve compacta com encaixes perfeitos, já são uma beleza da técnica. Imaginem, então hotéis, bares, móveis e vários utensílios feitos de gelo. Espantoso. Mas inacreditável mesmo são as gigantescas esculturas feitas de gelo em eventos especiais. Hoje existem ao menos quatro grandes festivais de gelo no mundo: no Japão, no Canadá, na Noruega e no nordeste da China. Este acontece anualmente na cidade de Harbin, conhecida como Cidade do Gelo e situada a 450 km da Sibéria.
 Fundada pelos russos durante a construção da linha férrea Transiberiana, Harbin recebeu milhares de pessoas de diferentes origens que deram à cidade ares internacionais e uma grande variedade de monumentos e estilos arquitetônicos. Na década de 60, com a Revolução Cultural Chinesa a China assumiu a cidade, mas a multiculturalidade continuou. Do ponto de vista turístico, igrejas, sinagogas, mosteiros e templos se impõem pela grandiosidade, além de outras atrações como: 

- Torre do Dragão: A 336 metros de altura, abriga vários museus e o maior restaurante rotativo da Ch­­ina com uma plataforma exterior a 190 metros do chão, uma vista panorâmica da cidade e do rio Songhua. Haja adrenalina!
Torre do Dragão. Imagem: http://www.chinalinktrading.com/blog/harbin-cidade-de-gelo/
 - Cidade de Neve: O vilarejo de Zhong Guo Xue Xiang, ou Cidade da Neve, fica a 280 km de Harbin. Conhecido pela neve mais pura e bela do mundo, tornou-se palco de inúmeros filmes. No inverno, a neve costuma chegar até dois metros.
Cidade da Neve. Imagem: http://www.chinalinktrading.com/blog/harbin-cidade-de-gelo/
 - Central Street: Uma das mais longas ruas de pedestres da Ásia, a Central Street é  um grande shopping a céu aberto. Traduz a combinação entre a civilização moderna e a cultura dos antepassados, o prazer de caminhar pelas ruas e o acesso a produtos do mundo inteiro.
Central Street. Imagem: http://www.chinalinktrading.com/blog/harbin-cidade-de-gelo/
Temperaturas muito baixas ao longo do ano e invernos bem  rigorosos de Harbin são condições ideais para brincadeiras com a neve. A primeira edição do Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival foi em 1963; depois de uma interrupção de quase duas décadas, foi reeditado e recebe, hoje, milhares de visitantes para apreciar a imensa cidade de gelo, as luzes, as esculturas feitas por cerca de 10 mil participantes de vários países e prédios de até 46 metros de altura, inteiramente de gelo.   
Umas das esculturas do Festival. Imagem: http://segredosdeviagem.com.br/site/2016/01/cidades-incriveis-harbin-a-cidade-de-gelo-da-china/

Inúmeras atividades compõem o festival como apresentações de música e dança; carnaval de neve, show de luzes, competições de esculturas, trenó, hóquei, patinação, futebol, esqui, pesca e natação; mostras fotográficas, de arte e cinema, além de  feiras comerciais e outros eventos nacionais ou internacionais. Um dos mais disputados é o Festival de Luzes no Gelo,  cuja origem remonta ao uso de lanternas para ajudar os pescadores noturnos. Ah, sim! Anda existe o inacreditável costume de nadar no gelo: todas as manhãs, mesmo com temperatura abaixo dos 20ºC negativos, algumas pessoas se reúnem no rio congelado de Songhua, fazem um buraco no gelo e mergulham. Nem em sonho.... 

 http://segredosdeviagem.com.br/site/2016/01/cidades-incriveis-harbin-a-cidade-de-gelo-da-china/
 O festival tem início em meados de janeiro e vai até início de fevereiro, a depender das condições do tempo. Alguém se habilita?
Como chegar de Beijing a Harbin:
De trem, em uma viagem de 8 a 11 horas. Ou em voos de 2h. 

Referências e imagens: 
http://segredosdeviagem.com.br/site/2016/01/cidades-incriveis-harbin-a-cidade-de-gelo-da-china/ 
http://www.chinalinktrading.com/blog/harbin-cidade-de-gelo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário