quinta-feira, 30 de março de 2017

Vida & Yoga | Desapego irrestrito

Imagem: Divulgação: Wikipedia.
Desde que nascemos, só sabemos que somos viajantes, passageiros de um trem. Não sabemos a duração da jornada. Não sabemos onde nem quando, mas um dia teremos que desembarcar. Será chegada a nossa estação. Nossa permanência no trem é temporária. É nossa única certeza.

Contudo, já que o desembarque é inevitável, o importante é seguir, da melhor forma possível, colecionando amizades, alegrias, atos dignos e consciência tranquila. É sempre bom ter em mente que tudo o que fazemos, sabemos e vivemos -- relações interpessoais, trabalho, atitudes, encontros e até desencontros –- nos ajuda a seguir nessa jornada, tornando-a mais ou menos prazerosa, mais ou menos gratificante, mais ou menos enriquecedora, do ponto de vista do Ser.

Como em qualquer viagem, é importante seguirmos com bagagem leve, carregando apenas o que é essencial e verdadeiro, e que continuaremos a carregar quando descermos: as virtudes, as ações no bem, a certeza de ter feito nosso melhor e o imenso potencial dentro de nós. É sempre bom salientar que trazemos no nosso íntimo o atman, o selo divino em nós, quer saibamos ou não, quer estejamos mais ou menos conscientes dessa nossa herança divina. Mas está lá, em todos nós. No nosso coração. É por isso que os textos sagrados afirmam que SOMOS UM. Porque a nossa essência é a mesma, única e proveniente da mesma fonte, como uma mesma corrente de energia que anima todos os seres.

Então, desapegue-se e alivie o peso de sua bagagem. Prepare-se para um desembarque rápido e sem complicações. Desarme-se. Livre-se de apegos, certezas e falsas crenças, conceitos e preconceitos, animosidades e intolerâncias. Abasteça-se de humildade, compaixão, empatia, solidariedade, mansidão e amor. Você já tem, dentro de si, o que precisa para seguir adiante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário