segunda-feira, 20 de março de 2017

Vida & Yoga | Silêncio no Templo Zu Lai

Templo Zu Lai. Imagem: Lucas Di Marco Alves
Templo Zu Lai. Imagem: Lucas Di Marco Alves

  É fato que a mente deve aprender a aquietar-se, independentemente dos ruídos do mundo exterior. Afinal, o mundo não vai parar para que meditemos. Aprendi isso, na prática, de uma maneira um tanto singular. Certa vez, enquanto dava aulas de yoga em um local bastante ruidoso e com música alta, fui obrigada a pedir para que abaixassem o volume do som. Surpresa, ouvi uma resposta inesperada: “Não posso; dê aos seus alunos aquele exercício do yoga que ensina a se desligar dos sons”. 

O exercício era o Nisphanda Bhava, uma prática dentro da técnica denominada Pratyahara (abstração dos sentidos) que ensina a se afastar dos sons, de forma consciente, indo além deles, de forma que o praticante se habitue a não permitir que nada o perturbe em sua concentração. Aquela resposta me pegou de surpresa, mas, a partir daquele momento, aquela prática tornou-se mais do que uma constante nas aulas. Tornou-se essencial na vida. O treino era fundamental. Afinal, a mente deve estar aquietada, tranquila e em paz, apesar das circunstâncias exteriores. Ou como diziam alguns alunos "no matter what"... 
Templo Zu Lai. Imagem: Lucas Di Marco Alves
Mas não há dúvidas de que um local calmo, silencioso e agradável facilita e muito a meditação. Facilita a tranquilização da mente, para que o indivíduo mergulhe na sua essência, na sua interioridade. Lugares assim, inegavelmente,parecem favorecer esse encontro com o Ser. 

É o que se encontra no Templo Zu Lai, em Cotia, a cerca de 40 km da capital paulista. Inaugurado em 2003 e considerado o maior templo budista da América Latina, o local atrai visitantes de várias religiões. Empresários paulistas de origem oriental responderam pela construção do templo, trazendo o projeto e o material da China, Taiwan e Japão. 

 Templo Zu Lai. Imagem: Lucas Di Marco Alves

O templo oferece diversas aulas: yoga, tai chi chuan, kung Fu, mandarim, filosofia budista, meditação, culinária vegetariana, mas o visitante pode, simplesmente, conhecer o local ou participar de meditações e cerimônias, como as da oferenda das luzes e dos incensos que, como as velas, simbolizam a luz interior quando acesos.
Templo Zu Lai. Imagem: Lucas Di Marco Alves
A filosofia budista surgiu por volta do ano 500 a.C., a partir do príncipe indiano Sidarta Gautama que, após longa peregrinação, conseguiu a iluminação e tornou-se um Buda (um ser iluminado). Da Índia, o budismo se espalhou pelo mundo, propondo que cada um descubra a paz interior, em seu próprio caminho, encorajando os praticantes a integrarem, na vida diária, os ensinamentos de Buda sobre generosidade, compaixão e alegria. 
Templo Zu Lai. Imagem: Lucas Di Marco Alves
Aproveite e faça um Passeio virtual 360º pelo Templo Budista Zu Lai.

Templo Budista Zu Lai
Estrada Mun.Fernando Nobre, 1461. Entrada Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia - SP. 
Visitação: Terça a sexta, das 12 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.
Em tempo, quando em visita, cultive o silêncio e não traga carnes e bebidas alcoólicas.

Referências: 
http://www.templozulai.org.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário