quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Ecos Literários | Mário, o modernista a caráter

Só não admira e respeita a obra de Mário de Andrade quem ainda não a conhece. 
 (Valquíria Maroti Carozzze)

A frase acima pode ser aplicada a vários personagens das mais variadas áreas, mas talvez venha muito a calhar nos tempos atuais, em que memória, dimensão histórica e discernimento, aliados à correta apreensão dos fatos, parecem ter sido relegadas a um papel menor, muito menor. 

Mas, sem dúvida, se aplica à grande obra deixada por Mário Raul Morais de Andrade (1893-1945). Há algum tempo já comentamos sobre o lançamento do mais recente livro de Valquíria Maroti Carozze (aqui) que, finalmente, chega ao público. No livro Mário, o modernista a caráter, criador e criatura se encontram em papéis trocados. Aqui, a criatura Macunaíma é o "autor" que, com suas palavras, conta a biografia de seu criador. Com humor, perspicácia e inteligência, com certeza, Valquíria nos levará à dimensão macunaímica de Mário de Andrade, a quem tanto deve a cultura brasileira. 

Em seu livro anterior, 'Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico das audições, a autora já revelara sua imensa capacidade de pesquisa e facilidade de escrita, criando um texto rico de informações e de leitura agradável. O lançamento de Mário, o modernista a caráter é no próximo dia 29 de setembro, a partir das 18h30 min., na Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509, em São Paulo. Já reservei o meu exemplar.

Sobre a autora: Valquíria Maroti Carozze (1967) cursou Biblioteconomia e Documentação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O primeiro livro lançado foi Contos bêbados e secos. Em 2012, tornou-se mestre em Filosofia, pelo Instituto de Estudos Brasileiros da mesma Universidade, gerando o livro Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico das audições, publicado pela Alameda Casa Editorial. A partir desse trabalho, também a Rádio Cultura realizou, em 2013, uma série de vinte belos programas: Oneyda Alvarenga e seus concertos de discos – que são acessíveis pela Internet. Em 2015, recebeu título de membro correspondente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. Participou de eventos no Centro Cultural São Paulo e na Casa Mário de Andrade, numa extensão de troca de conhecimentos com outras pessoas sobre a trajetória de Oneyda Alvarenga, organização de acervos sonoros e seu valor na formação do ouvinte e sobre o legado cultural que desencadearam as iniciativas pioneiras de Mário de Andrade. 

Título: Mário, o modernista a caráter
Autora: Valquíria Maroti Carozze
Editora: Chiado Editora
Ano de publicação: 2017
Número de páginas: 160
Coleção: Viagens na Ficção
ISBN: 978-989-51-9918-1
Preço: R$ 33,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário