quarta-feira, 15 de abril de 2015

Reflexão: Utopia

A utopia está no horizonte.  Eu sei que nunca a alcançarei. Se eu avançar dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais eu a buscar, menos a encontrarei: ela se distancia à medida que eu me aproximo. E, ora, para que serve a utopia? A utopia serve para isso, para caminhar.
- Frase geralmente atribuída a Eduardo Galeano (1940-2015), mas segundo o jornalista Alex Solnik, da Revista Brasileiros, foi dita pelo amigo e diretor de cinema argentino, Fernando Birri, quando ambos respondiam a perguntas após palestra na universidade de Cartagena das Índias, Colômbia. Um aluno perguntou ao amigo o que era a utopia e Galeano relata, com admiração, a resposta do amigo.   

Um dos grandes escritores latino-americanos, Eduardo Galeano foi, nesse dia 13 de abril, tema de muitas reportagens, matérias, artigos na grande mídia, mais ou menos dizendo a mesma coisa, repetindo frases, ditados, citações e até fotos.  A que mais gostei é de Alex Solnik, no link abaixo:

Hoje, em Montevidéu, Eduardo Galeano deixou de caminhar. Mas a utopia, da qual se alimentou e que alimentou e alimentará seus leitores não morrerá jamais.”

Faço coro a Solnik. As boas pessoas, as boas obras, as boas palavras, os bons sentimentos e corações não morrem; ficam encantados, como dizia Guimarães Rosa. Tomara que o grande movimento da mídia agora, por ocasião de sua morte, desperte o interesse das novas gerações em seus escritos. Uma seleção de alguns deles está no blog de Altamiro Borges, dentre outros (sim, sou leitora assídua e crítica de bons blogs).
Para mim, além de autor de seu livro mais conhecido ‘As Veias Abertas da América Latina’, escrito quando o escritor ainda era jovem – 31 anos – e que abriu a cabeça de muita gente da minha geração, Eduardo Galeano será sempre um personagem carismático, corajoso, comprometido com a justiça e a verdade, sensível e lúcido, tremendamente lúcido, um buscador constante da tão falada utopia.   
Seguem dois vídeos que mostram um pouco o pensamento, o caráter e o coração desse homem.

1-https://www.youtube.com/watch?v=rygqfWagvhQ  - Eduardo Galeano - Vivir sin Miedo.


2-https://www.youtube.com/watch?v=w8rOUoc_xKc - Eduardo Galeano • Sangue Latino. Entrevista ao o jornalista e tradutor Eric Nepomuceno. Programa do Canal Brasil, gravado em 2009. O jornalista e escrito uruguaio, Eduardo Galeano fala sobre a cidade de Montevidéu, onde vive e também sobre a morte de seu cachorro. Direção: Felipe Nepumuceno.  

Um comentário:

  1. Pena, muito moço! Tenho um só livro dele. " Terapia do abraço". Mas conhecia e gostava de suas idéias.
    Ione

    ResponderExcluir