sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Ecos culturais | Órgãos e pizzas na lista da Unesco

Órgão em Leipzig, Alemanha. Imagem: http://www.dw.com/image/41686868_303.jpg  
O comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), formado por representantes de 24 países,  reuniu-se esta semana na Coreia do Sul para decidir a inclusão ou não de um total de 35 formas de saberes e fazeres, habilidades e conhecimento, na lista de Patrimônios Culturais imateriais da humanidade. 

Alguns dos itens selecionados agora em 2017 foram:  
- fabricação artesanal alemã de órgãos e sua música;
- a arte napolitana da confecção da pizza napolitana  
- método artesanal de elaboração dos chapéus panamá;  
- a música da gaita irlandesa; 
- o estilo de música punto guajiro, de Cuba;
- a técnica de tecelagem sitalpati, de Bangladesh;  
- a dança zaouli, da Costa do Marfim.

Com relação à inclusão da técnica artesanal de construção de órgãos e sua música, a comissão salientou que cada órgão é único, porque é construído especialmente para o espaço arquitetônico em que irá soar. Hoje, a Alemanha tem mais de 50 mil em funcionamento, ou seja, a maior densidade do instrumento por metro quadrado do mundo; 400 empresas construtoras de órgãos artesanais com aproximadamente 1,8 mil funcionários; 3,5 mil organistas profissionais e outros 10 mil voluntários que tocam o instrumento no país. 
 Pizza Napolitana. A tradição premiada.
A pizza napolitana também conquistou um espaço na cobiçada lista de bens culturais imateriais da Unesco. Para celebrar, a cidade ofereceu pizza gratuita para todos nessa quinta-feira, 07 de dezembro de 2017, conforme havia prometido a Associação para a Verdadeira Pizza Napolitana. A entidade estabelece diretrizes muito claras sobre o que faz do produto uma autêntica pizza napolitana, dentre elas que “o cozimento deve ser feito exclusivamente em um forno a lenha e feito de tijolos”. 
Perceberam? Forno a lenha e forno de tijolos refratários!

Outras tradições que compõem a seleta lista são: o frevo e a arte da capoeira no Brasil, o fado português, o yoga indiano, a arte da falcoaria, a cultura cervejeira belga, a festa persa de ano novo, os mariachis mexicanos, a ópera de Pequim, as cooperativas e muitas outras formas de celebrar e perpetuar saberes e fazeres.

Referências:
http://www.dw.com/overlay/media/pt-br/bens-culturais-imateriais-da-unesco/36643211/41697524

Nenhum comentário:

Postar um comentário