quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Línguas, Linguagens & Vida: Uma flor a cada professor


Ramo de Flores (1958), de Pablo Picasso (1871-1973). 

Resolvi relembrar, nesse dia do professor, uma postagem feita, aqui no blog Anita Plural, em junho de 2015 sobre o sublime dom que é o de educar outro ser. Uma postagem que me emocionou. Veja em O divino dom de educar. O texto traz uma poesia, escrita pela professora norte-americana Mary MacCracken, para seus alunos, ditos especiais.
Especial era ela, sem a menor dúvida. Em entrevista, em 1978, ela disse: “Crianças emocionalmente perturbadas não são diferentes de nós; todos nós sabemos o que é ter raiva, solidão e dor. Todos nós nos retiramos da realidade. A diferença está apenas no grau em que isso acontece”. 
Nesse nosso imenso país de contrastes e riquezas, a todos os professores com ‘P’ maiúsculo que, apesar das inúmeras dificuldades intrínsecas à vida, insistem e não desistem...
Aos professores atuantes e aposentados, dos mais diversos níveis e áreas do conhecimento, que acolhem seus alunos de todas as idades, aconselham, orientam, libertam, incentivam, criam meios de abrir brechas em seus corações e mentes; que despertam o interesse, o senso crítico, o amor pelo conhecimento e pela justiça, que exemplificam com suas atitudes éticas, de solidariedade e compaixão, que ensinam, mas também aprendem...nossa homenagem e nosso agradecimento profundo.
Àquele que ainda não consegue despertar tudo isso, eu digo: não perca a ocasião e a possibilidade de fazer diferença. Anime-se, não desista, tome consciência de sua responsabilidade e de seu papel e deixe boas marcas, porque mesmo que não queira, você deixará uma. Que ela seja boa, então. Faça o seu melhor, sempre, onde estiver. Não é por acaso que você é professor; não é por acaso que está onde está. E termino, relembrando mais uma vez o grande Chico Xavier ao dizer que palavras podem até convencer, mas só o exemplo arrasta.  

2 comentários:

  1. VERDADE, PROFESSORA ESPECIAL, AMIGA ESPECIAL. BEIJOS, QUERIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima... Acho que sei quem é, Ione? A recíproca é verdadeira...mas não se esqueça de deixar seu nome junto da mensagem, quando entrar como anônimo.... bjs

      Excluir