sábado, 24 de outubro de 2015

Paisagem Construída: Pontes e Passarelas de Vidro

Plataforma de vidro sobre Parque Nacional. Alberta. Canada. Imagem: Foto: Robert Lemermeyer. http://www.architectmagazine.com/technology/take-in-a-deep-breath-with-the-view-on-the-glacier-skywalks-glass-floor_o. 



Pontes são estruturas especiais que apaixonam e atraem a atenção de arquitetos, engenheiros e físicos, desde sempre. Vidro também tem uma história e um resultado final que desafia e encanta os olhos, correto?
Corretíssimo ... Junte os dois e teremos coisas inacreditáveis e que funcionam como um chamariz para leigos e técnicos, curiosos e aventureiros, como as mais recentes pontes de vidro, espalhadas pelo mundo... Como a passarela a quase 300 metros acima da geleira Athabasca, no Parque Nacional Jasper, no Canadá, inaugurada em 2011 (foto acima).

Em Londres, a famosa Ponte do Milênio, ligando as duas margens do rio Tâmisa na altura da Tate Gallery e da Catedral de São Paulo, foi um projeto ousado do arquiteto Norman Foster na virada do milênio. Problemas iniciais de vibração à parte (já resolvidos), o fato é que a ponte é um marco arquitetônico e urbano da cidade. 

Ponte do Milênio (Norman Foster). Fotos: Anita Di Marco, 2013

Também na capital inglesa, em 2014, foi inaugurada uma passarela de vidro na Tower Bridge, a 42 metros acima do Tâmisa permitindo a visão da abertura da ponte-báscula para passagens de barcos mais altos. 

Passarela de vidro na Tower Bridge, Londres: Imagem: http://www.abividro.org.br/ 
Nos Estados Unidos, em Chicago, em 2009, foi instalada uma plataforma-deque de vidro, na borda do 103 º andar da Willis Towers. Mas a grande atração turística parece ser mesmo a plataforma de vidro em forma de ‘U’, a Skywalk. Situada a 1200 metros acima do rio Colorado e parte de um mirante na Reserva Indígena dos Hualapi, no Grand Canyon, Arizona, desde sua instalação, em 2007, a passarela transparente também virou um grande atrativo para os turistas.

 Imagem: http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI42893-EI294,00- Inaugurada+plataforma+de+vidro+nos+EUA.html  

Claro, a China também está no páreo, com várias delas. Uma das mais recentes localiza-se na província de Hunan, em substituição a uma antiga passarela de madeira, que ligava duas montanhas. A 180 metros acima do chão e vencendo um vão de 300 metros, a passarela tem o piso formado por placas de vidro duplo com 24 mm de espessura. Segundo os construtores, é 25 vezes mais forte que o vidro normal utilizado em janelas comuns. 
De qualquer forma, se já era uma tarefa corajosa atravessar a passarela de madeira naquela altura, imagine agora, atravessar esta de vidro. O friozinho na barriga deve ser inevitável... E essa é das mais baixas, há outras ainda mais altas, mais estreitas e mais assustadoras...
Belezas e maravilhas da arte e da técnica, da engenharia e da arquitetura, da engenhosidade e da ousadia do homem...


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário