sábado, 10 de outubro de 2015

Vida & Yoga: 15 - 30 minutos por dia



Sempre me perguntam por que, em vez de duas, não dou aulas de yoga três vezes por semana. Minha resposta: para praticar, ninguém precisa de incenso, música ou professor. Ou melhor, pode haver tudo isso, o que não pode haver é o apego. E essa é uma forma de desenvolver aparigraha, desapego. E, mais, qualquer um pode fazer uma prática em 15-30 minutos, se não dispuser de mais tempo. Com alguns meses de prática, o praticante é capaz de escolher aquelas posturas que lhe são mais confortáveis e pode criar seu próprio programa. O importante é criar rotina, é habituar-se e comprometer-se. Veja algumas dicas:
- busque um canto tranquilo em sua casa para começar bem seu dia.
- tenha disciplina, disciplina e disciplina (tapas); com isso, você se habitua à prática diária e desenvolve consciência corporal, concentração, tranquilidade e alegria (santosha).
- observe um programa que lhe dê conforto e estabilidade; yoga é mais do que fazer exercícios e respirações; yoga trabalha o corpo para atingir a mente;
- respeite seus limites; yoga não é acrobacia, cada um realiza os asanas no seu ritmo, no seu tempo e de acordo com suas possibilidades; yoga é não violência (ahimsa), sua prática regular gera conhecimento de si, com honestidade e verdade (svadhyaya, satya e asteya), moderação (brahmacharya) e desapego (aparigraha). 

Comece percebendo seu padrão mental e respiratório. Respire conscientemente, sem forçar, apenas percebendo a existência dos quatro tempos da respiração: inspiração, pulmões cheios, expiração, pulmões vazios.  Faça movimentos que trabalhem a coluna em todas as direções: extensão (para trás), flexão (para frente), lateralização, invertidas e torção. Permaneça de três a cinco respirações em cada postura ou asana. Se puder, inclua posturas de equilíbrio e força.  
   
Imagem: www.felizcomvocê.com.br
Termine com relaxamento, técnicas respiratórias (pranayama) e meditação (dhyana), observando os batimentos cardíacos, os movimentos da mente ou os tempos de cada respiração. Observe, não julgue, não analise. Apenas respire, observe, entregue e confie (Ishvara Pranidhana).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário