domingo, 4 de outubro de 2015

Vida & Yoga: 34ª. Semana Gandhi em SP

  
Quando Gandhi nos convida a sermos a mudança que desejamos ver no mundo, assinala a capacidade inerente a cada um de nós de assumir a responsabilidade pela autoeducação, pela aprendizagem constante com as situações que geramos e gerimos no ato de viver.”
- Convite da 34ª Semana Gandhi 
 A Associação Palas Atena, entidade dedicada a “aprimorar convivência humana por meio da aproximação de culturas e articulação dos saberes”, promove a 34ª Semana Gandhi, no dia 06 de outubro, no SESC Vila Mariana, em São Paulo homenagem ao pacifista e líder indiano, nascido no dia 02 de outubro de 1869 e falecido em 30 de janeiro de 1948.  O objetivo é, mais uma vez, celebrar a vida e o legado do Mahatma por meio de palestras, música e dança. 

Em tempos de intolerância crescente; de cinismo e hipocrisia, de descrença e ódio, suas palavras ecoam dentro de nós e nunca é demais relembrá-las, bem como outras ditas por grandes vultos da humanidade. Entra ano, sai ano e a humanidade parece regredir em termos morais, de convivência e fraternidade.  
Já dissemos aqui no blog que Gandhi possuía dois livros de cabeceira, o Bhagavad Gita e o Novo Testamento e sempre repetia que se todas as bibliotecas do mundo fossem destruídas em um incêndio e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada teria sido perdido. Para ele o pequeno trecho do Evangelho, intitulado Sermão da Montanha é a mais completa orientação para nossa evolução espiritual. 
Suas ações em defesa das minorias, desde seus tempos de advogado, na África do Sul, visavam dar fim às injustiças que via e seus protestos pacíficos como greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns eram sempre conduzidos pela sua adesão ao princípio da não violência (ahimsa). Eram, no entanto, ações firmes, decididas e assumidas. Preso várias vezes pelos britânicos, sua luta foi fundamental no processo de independência da Índia. Mas não conseguiu seu sonho de convivência pacífica entre as diversas religiões em uma Índia unificada.  Em 30 de janeiro de 1948, foi assassinado em Nova Deli por um extremista hindu. Aquele que era conhecido como Mahatma Gandhi (em sânscrito “grande alma”), saudou seu algoz com as mãos em prece, antes de tombar ao chão. Namastê.
Que sua luta e sua vida sejam sempre lembradas, cada vez, mais, bem como outros luminares da nossa época, do mundo e do nosso país, do passado e do presente, para não nos esquecermos de qual é o nosso papel, nosso caminho e nossa meta.  
Retirada de ingressos nas bilheterias da rede Sesc, no dia da atividade, a partir das 14h, limite de dois por pessoa. 
Referências: 
http://www.palasathena.org.br/index.php 
http://www.sescsp.org.br/programacao/74291_34+SEMANA+GANDHI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário