sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Arte & Cultura: Bonecas ou mulheres reais


 Sempre acreditei nas mulheres. Mulheres são poderosas, fazem tudo o que quiserem com capacidade, dedicação e competência. Sim senhor e, além disso, têm uma tendência inata para a ação prática em prol do bem comum, para a compaixão, a solidariedade e a empatia. Seja em relação à família ou em relação a grandes grupos. E vemos isso todos os dias, em todos os lugares, nos mais diversos postos e classes sociais...Ou melhor, é só querer ver; muitos não querem, mas essa é outra questão...
Claro, exceções existem, mas são um ponto fora do círculo e o fato é que todas as mulheres têm essa imensa possibilidade de acolher, amparar e inspirar. Um dia, até mesmo aquelas, que não percebem o que conta de fato, vão acordar... e mudar. É só uma questão de tempo.
Agora, desde sempre, bonecas sempre me encucaram. Por que só fazer bonecas lindas, com roupas deslumbrantes, magérrimas e louras? Ok. Há algum tempo bonecas negras também têm surgido, é verdade; e bonecas de pano, de meia, de palha de milho ou outros materiais com traços e trajes de outras etnias, mas convenhamos, sempre há um exagero no glamour, na maquiagem e no aspecto físico. Porque, o que importa de fato é aquilo que a roupa ou a grife esconde e o que a maquiagem tenta disfarçar. 
Sejamos realistas, nenhuma mulher é perfeita, nenhuma delas incorpora a tal bailarina da música (linda, por sinal) do Chico e do Hime..."mas pensando bem, todo mundo tem pereba, só a bailarina é que não tem..." Amém...

Vejam, então, a ideia dessas duas mulheres. Palmas para elas!
A primeira, australiana da Tasmânia, resolveu consertar algumas bonecas, tirar delas aquela maquiagem hollywoodiana e recriá-las com aspecto de mulheres reais (ver http://www.boredpanda.com/tree-change-dolls/). A segunda resolveu inspirar as crianças com brinquedos e bonecas que representam pessoas comuns. E limpou, repintou e vestiu novamente alguns personagens famosos, como a pintora Frida Khalo (acima) e a bióloga Jane Goodall (abaixo). Ponto para essas novas bonecas com traços reais e verdadeiros.
Veja o resultado em Bored Panda

Nenhum comentário:

Postar um comentário