sexta-feira, 20 de maio de 2016

Arte & Vida | Moradores de rua

Foto: Marco Hovnanian
 Música suave, luz difusa, tomadas longas, planos fechados e mais um pouco... O filme é forte, ‘estranho’, tocante e, definitivamente, nos tira da zona de conforto. Provoca, questiona e mostra nossa atitude 'usual' diante desses homens e mulheres desfavorecidos e, a partir das emoções despertadas, nos empurra para sairmos do nosso estado de inércia passiva.   

O autor, Marco Hovnanian*, está publicando um livro a partir de sua tese de doutorado sobre moradores de rua. Trabalho pesquisado, vivenciado, sensível, delicado, afetivo e com imagens e textos contundentes, que buscam sensibilizar o público diante dessa situação, tão comum nas nossas cidades. 

O trabalho fotográfico foi feito de 2002 a 2014 e o próprio autor comenta como e quanto se envolve na produção e como acaba passando muito tempo com os ‘atores’ (Roberto, no filme em questão) e “contemplando sua beleza”. No livro, no momento em tradução para o inglês, ao discutir a sensação de perigo e medo que todos relatam, o autor diz acreditar ser “uma falência que enxergamos no Outro e que nos congela”.  


Vídeo de Marco Hovnanian: Spectrum |
https://www.youtube.com/watch?v=G0OfhYaunTg 
Publicado em 12 de abr de 2016 ----- Short Movie Spectrum – 14:56
@ Marco Hovnanian Cinematography/Edition - Homeless Sao Paulo / Roberto
@ Music by Jon Hopkins
  
  
* Marco Hovnanian é professor da Universidade Mackenzie, nos cursos de arquitetura e design. Fez seu doutorado em arquitetura usando a técnica de stop motion com moradores de rua (tema que pesquisa há 13 anos). Foi editor de fotografia da revista Cult e fotógrafo de revistas como MTV e Jovem Pan. Tem trabalhos publicados e expostos na United Nations (ONU) e no World Bank Peru. Comercialmente trabalhou para Adidas, SonyEricsson, American Airlines, Ambev, Visa, etc. Tem experiência com alunos de 11 a 80 anos de idade.

2 comentários:

  1. Anita, muito obrigado pelas palavras e por compartilhar meu trabalho. Um grande abraço. Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um trabalho sensível e humano como o seu merece muito mais divulgação. Parabéns e obrigada pela visita. Volte sempre. Grande abraço.
      Anita

      Excluir