sexta-feira, 27 de maio de 2016

Línguas, Tradução & Literatura | Albert Camus



"In the depth of winter, I finally learned there was inside me an invincible summer." 

Albert Camus. Imagem:www.albertcamus.com.br

Albert Camus (se lê Cami) é bastante conhecido, sobretudo por dois de seus livros, O Estrangeiro e A Peste. No entanto, algumas de suas frases estão há tempos coladas no meu mural, acima da tela do computador. Uma delas é a frase acima, significativa em qualquer momento de nossas vidas.
No mais frio inverno, descobri, por fim, que dentro de mim havia um verão invencível.

Albert Camus (1913-1960).


O escritor, dramaturgo e jornalista argelino, Albert Camus, formou-se em filosofia pela Universidade de Argel, na Argélia, então colônia francesa e alvo de um sol abrasador. Prosseguiu seus estudos até o doutorado, quando defendeu uma tese sobre Santo Agostinho.  Guerra, fome, pobreza e tuberculose marcariam sua vida. Passa a viver em Paris durante a Segunda Guerra, com o apoio da Editora Gallimard e de Jean Paul Sartre. Faz jornalismo engajado e combativo  contra a Alemanha nazista através do jornal clandestino Combat. Alia-se à Resistência Francesa e ao círculo de intelectuais daquele país, nas décadas de 1940 e 50.  

Sua obra O Estrangeiro (1942), que recebeu crítica elogiosa de Sartre, aborda o conceito de absurdo e narra a história de um protagonista que vive apenas o presente, sem conexão com o passado ou o futuro. A Peste (1947) trata dos males da Segunda Grande Guerra. Cheio de conflitos internos, deixa o jornal e vive um período conturbado em sua amizade com Sartre. Visita o Brasil, em 1949, registrando suas impressões em uma coletânea lançada no Brasil com o nome “Diário de Viagem”.

Em 1957, recebe o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra "notável num sentido idealista". Muitos consideravam Camus um filósofo existencialista, como o próprio Sartre, que assim o qualificava pelas suas teorias originais sobre o ser. No entanto, Camus se dizia apenas um escritor sobre sua realidade de país pobre e colonizado e, depois, sobre a França.
Logo após começar a esboçar o livro O Primeiro Homem, inspirado em sua vida, morre em trágico acidente de automóvel, aos 46 anos.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário