segunda-feira, 2 de maio de 2016

Vida & Yoga | Yoga, caminho para Deus

Imagem:  ludwigtaliesin.blogspot.com


Aquele que se tenha desapegado dos contatos externos encontra a felicidade em Átman; tendo alcançado a união (Yoga) com Brahman, desfruta a eterna bem-aventurança .
Bhagavad Gita, V:21

O que tem o Yoga com tudo isso?
Yoga é exatamente a viagem dos que, intoxicados de divertimento, acordados pelas abençoadas pancadas das vicissitudes, saudosos da "casa do Pai", já decisivamente convertidos, se tornaram aspirantes ao Eterno.
Yoga é o caminho e o caminhar que conduzem a Deus.

Você, ainda estranhando, poderia perguntar: - Como pode uma ginástica fazer tanto?!
Yoga não é ginástica. Nenhuma ginástica, só, é Yoga. Há uma ginástica muito inteligente chamada Hatha Yoga que ajuda o caminhante, dando-lhe adequadas condições físicas e mentais para que vença as obstruções e as fadigas do caminhar. Mas é apenas um aspecto particular de todo um sistema que, alquimicamente, leva a alma a Deus.

É natural que você ainda tenha uma indagação a fazer: - Yoga é religião?
É re-ligação, sim. Re-ligação da alma individual com a Alma Universal, do homem finito com o Infinito, do homem imperfeito com a Perfeição, do faminto com o Pão, do sedento com a Água Viva, do alienado com o Reino... Yoga é aproximação do que está longe. Junção do fragmento disperso. Reintegração do que se vê desintegrado. Por isso, é redenção. Yoga é a vitória sobre as trevas - iluminação. Yoga é o rompimento de grilhões de condicionamentos e dependências - libertação. É o reencontro com o Ser-Verdade. É deslumbramento e o alcance da Consciência Total. É fruição da Bem-Aventurança. É divinização.

Yoga é esforço, ação e vitória.
É o partir, o caminhar e o chegar.
É esclarecer-se.
É servir.
É amar.
É esclarecer-se, servir e amar até atingir a ansiada "casa". Até Deus.

Enquanto prática, Yoga é método.
Enquanto sumir-se e consumir-se em Deus, é meta.
O yogi é aquele que já foi festivamente recebido pelo Pai na "comunhão dos santos" e no acolhedor abraço da Graça do Pai; aquele que morreu como um ‘eu’ e ressuscitou como Deus.
Yogin é aquele que, tendo despertado, visto a impermanência e a falência dos valores mundanos, está a caminho, pagando o preço dos desafios, das fadigas, das quedas, de todos os sacrifícios, mas sempre avançando, sempre querendo chegar.
- José Hermógenes (1921-2015) 

Referência: 
 http://www.yoga.pro.br/artigos/278/3047/yoga-caminho-para-deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário