sábado, 13 de junho de 2020

Ecos Culturais | Encante-se com o handpan

Imagino que, alguma vez, em algum momento, todo mundo já ouviu aquele som melodioso e suave ao final de uma meditação ou aula de yoga. O belo e melódico som, cujas vibrações atuam sobre os nossos centros de força (os chacras), é produzido pelo sino tibetano, em seus dois formatos principais: dois pequenos discos de metal unidos por tira de couro e a chamada taça ou tigela cantante, aliada a um pequeno bastão de madeira. O som varia a partir da qualidade do material e do tamanho das peças. De qualquer forma, é um som que convida ao relaxamento e à introspecção. 
 

O que eu desconhecia completamente é que esse tipo de "instrumento" tem parentes distantes. Outro dia recebi de um amigo, já habituée aqui do Anita Plural, um vídeo com uma música tocada em um instrumento do qual eu jamais havia ouvido falar. Não tive dúvida e lhe pedi um texto sobre o handpan. É esse o nome do instrumento. Gentilmente, Daniel Soares, luthier, amante do chorinho e da boa música, enviou o texto que reproduzo abaixo. Conheci Daniel há muito tempo, no curso científico do antigo CEDOM, mas tive a sorte de reencontrá-lo há poucos anos (ver outras contribuições de Daniel aqui, aqui, aqui e aqui). Obrigada, Daniel!
 
Handpan: inacreditavelmente relaxante 

“Um som agradável, etéreo, relaxante. É a primeira impressão de quem ouve o handpan, um instrumento em forma de um pequeno OVNI, que está expandindo as possibilidades de percussionistas e músicos em geral   pelo mundo todo.
Parente direto do steelpan, os tambores de aço das steel bands de Trinidad Tobago, o handpan foi criado originalmente na Suíça, em 2000, com o nome de Hang Drum. É um instrumento idiofônico, isto é, o som é criado pela sua própria vibração. Compõe-se de duas conchas de chapa de aço unidas pelas bordas, com o interior oco, o que permite uma ressonância interna, criando diferentes camadas de notas musicais. Na superfície dessas conchas são feitas concavidades que vão produzir as notas, geralmente em torno de 8 a 12.  
Sabe-se que, entre outros fatores, a escala escolhida para uma determinada música confere um sentimento característico. Escalas de modo maior sugerem alegria, brilho; escalas de modo menor sugerem melancolia, tristeza. Os modos gregos (Dórico, Frígio, Lídio etc), têm cada um a sua característica e conferem sabores diferentes.  As handpans são encontradas em várias escalas, em geral de relaxamento, e cabe ao músico escolher a que mais se adapta ao seu trabalho. 
 
Canal GP Convida #4 - Alexandre Lora - Hand Pan for Peace
 Alguns exemplos de escalas de um fabricante nacional (Mudra Handpan):
C Aegean         C / E G B C E F# G B E
D Pentatônica       D / G A C D F G A C D
D Celtic        D / A C D E F G A C D
Abaixo, alguns comentários descrevendo os sons produzidos pelos handpans fabricados pela Saraz Handpan, nos Estados Unidos:
- Atraente, edificante, épico e, às vezes, sedutoramente romântico.
- Misterioso, convincente e sombrio
- Feliz e edificante com um pouco de mistério motivador e jazzístico. 
Atualmente muitos músicos se dedicam ao handpan e vários festivais são feitos durante o ano todo em vários países. Handpan: ouça e se encante!

Referências:

8 comentários:

  1. Adoro este som,amiga. Encanta ,transporta. Sempre que passo perto não resisto a dar uma tocadinha.
    Muito boa a lembrança. Beijos
    Ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Eu também adorei. Obrigada por estar sempre por aqui... muito obrigada pela sua leitura atenta e crítica...bj

      Excluir
  2. Muito especial esse som. Não conhecia esse instrumento. Super relaxante.

    ResponderExcluir
  3. Olá, relaxante e encantador, não é?
    Mas você não deixou seu nome. Obrigada pela participação. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o instrumento, não conhecia. Bons sentimentos e vibrações, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia, concordo inteiramente. Obrigada pelo comentário e por visitar o blog. Deixe o nome do seu blog, também! um abraço

      Excluir
  5. Adoro esse som, relaxante. O pensamento voa. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, o pensamento voa e o coração fica leve. Obrigada, meu bem, beijos

    ResponderExcluir