segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Línguas, Literatura & Reflexão | Carpe diem




Carpe diem completa o significado da expressão latina tempus fugit, o tempo nos foge, tudo é efêmero, tudo passa. Se o tempo voa, o melhor que temos a fazer é aproveitar o dia de hoje. Literalmente, quer dizer "colha o dia". Mas é importante que se diga, como tudo que fazemos e dizemos, a expressão carrega também a noção de responsabilidade. Colha o dia, mas responda pelo que semeou. Isso vale para tudo, sobretudo para tempos onde palavras vãs parecem querer justificar toda e qualquer atitude. Se não hoje, a responsabilidade será cobrada pelo futuro e pela História. 
Em tempo. É também o título de outro livro de crônicas do grande educador e psicanalista Rubem Alves. Carpe Diem: As anotações diárias de Rubem Alves, publicado pela editora Papirus, em 2014. Dizia ele: “Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente." 


-  Rubem Alves (1933-2014)

2 comentários:

  1. Um lembrete muito válido! Se já o era no passado, é mais ainda nos dias atuais quando todos parecem estar sempre tão ocupados e "sem tempo" - para viver. Let's seize the day! There is still life! :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom vê-la por aqui, obrigada pela visita e volte sempre...bjs

    ResponderExcluir