quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Línguas & Literatura | Movimentos políticos em Varginha



  Esta é a 24ª e a mais recente obra do escritor, professor, psicólogo e historiador José Roberto Sales, presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências –AVLAC. Resultado de um trabalho sério de pesquisa histórica amparada em dados, ofícios e relatórios da época, a obra aborda o período de 1936 a 1972, nesta cidade do Sul de Minas.   
Depois de ler o livro, fiz algumas considerações ao autor e reproduzo parte delas. De início, questiono o uso do termo "comunismo"no título, já que tal movimento em Varginha não me pareceu tão expressivo, talvez mais pela inferência dos agentes públicos do que de fato. A bem da verdade, a partir da leitura dos relatórios e ofícios transcritos, concordei com o autor quando ele lamenta a postura um tanto fantasiosa dos documentos dos períodos pesquisados. Tais documentos, além de mal escritos, mostram ilações e inferências no mínimo estranhas, ou até mesmo levianas, daqueles agentes quando constroem suas narrativas deduzidas (?!) a partir da observação de atividades comezinhas dos cidadãos.
   
Acusavam-se indivíduos, ligando-os a atividades subversivas, em atividades de formação religiosa, moral e ética nos cursos ligados à Igreja Católica. Sem provas, os agentes acusavam e manchavam a reputação dos acusados. Para piorar, o ônus da prova - que deveria caber aos acusadores – acabava caindo sobre os “implicados” que tinham (têm) que mover mundos e fundos para se defender. A propósito, temos visto muitos esse filme, nos últimos tempos. 
Infelizmente, tal estrutura de pensamento perdura até hoje, em maior ou menor grau em todo o país. A herança deixada se enraizou no nosso sistema policial e político e os que defendem a justiça são vistos como “perturbadores da ordem e/ou subversivos”. A considerar tudo isso, Jesus pode ser considerado o maior revolucionário que já existiu, pois ele pretendia mudar totalmente o status quo da época, pregando um mundo justo de amor, fraternidade, caridade, tolerância e respeito entre todas as raças e entre os diferentes. Precisamos, com urgência, compreender que o diferente não é, necessariamente, um adversário; é, apenas, diferente. Ou não?

Outro fato bastante comum no período pesquisado são as tais denúncias anônimas, atividade sobre a qual me eximo de uma análise mais profunda, por absoluta incapacidade de entendimento, naqueles casos. Salvo em situações especiais (porte de drogas, maus tratos, violência, pedofilia, etc), e-mails, telegramas, cartas, comentários anônimos em blogs, jornais e revistas não me convencem. Passam a impressão de alguém que não assume o que pensa e fala, atitude que parece andar de mãos dadas com sentimentos como ódio e medo, atitude de quem não tem argumentos ou certeza do que diz, mas quer denegrir o outro, prejudicar o “diferente” e destruir aquilo que teme. 
Outro hábito típico do período era rotular vários indivíduos como “esquerdistas”, em tom pejorativo e de nítido desprezo, demonstrando seu desconhecimento e preconceito. A própria Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências teve membros arrolados nos documentos pesquisados como “envolvidos” e “suspeitos”, motivo que levou o autor a iniciar suas pesquisas e a usar o termo “flerte” da Academia com o regime militar.  

Bem, o que vemos na história é que, via de regra, Academias de Letras são entidades conservadoras. Preservam a memória, sim; no entanto, deveriam cumprir mais seu papel fundamental - ser um foco de cultura, divulgar o conhecimento, que inclui a riqueza da diversidade cultural - erudita, popular e de massas - e difundir valores eternos como a justiça social, entre outros. Hélio Jaguaribe, cientista político, em seu discurso de posse na ABL destacou ser justamente esse o papel das Academias. 
Espero que a leitura deste livro desperte corações e mentes para lutarmos contra nossos preconceitos, apriorismos e paranoias, mas também, e principalmente, aguçar nosso discernimento para não cairmos em falsas narrativas. 

Referências: 
José Roberto Sales: <sales.jr@bol.com.br>
Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências-AVLAC:
  <academiavarginhensedeletras@bol.com.br>

Um comentário:

  1. Publico e agradeço o comentário que recebi, por email, do autor do livro:

    O livro "Estudo sobre o Integralismo e o Comunismo em Varginha – MG : A Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências e a Polícia Política de Minas Gerais 1936-1972", de José Roberto Sales, é o 24º publicado pelo autor. No item Metodologia o autor justifica o título da obra e apresenta detalhadamente o método de pesquisa utilizado. Os fatos apresentados foram extraídos principalmente de documentos produzidos pelo antigo DOPS/MG - Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais. O autor analisa esses fatos levando em conta o contexto social e histórico do período estudado e não estabelece nenhum tipo julgamento moral nem juízo de valor. José Roberto Sales.

    ResponderExcluir