quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Ecos Imateriais | Ubuntu

Imagem:https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/ubuntu
Noção presente em algumas línguas africanas bantos, o termo ubuntu fala da relação contínua entre indivíduo e comunidade, entre indivíduo e universo, este visto como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem apenas como aspectos da unidade universal.

O termo tem a ver com o coletivo, com o grupo, com a interação e a partilha, e carrega uma profunda conotação ética humanista ligada a valores como fraternidade, compaixão, solidariedade, cortesia, generosidade, confiança, desapego e respeito. Distancia-se do individualismo, do interesse pessoal, do apego, da vaidade, do orgulho e da opressão, características assustadoras e tão comuns no nosso mundo. Ter ou demonstrar ubuntu é uma questão de estado de espírito.  Mas isso não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. Devem sim, é evidente, porque quem não cuida de si próprio não terá forças nem saúde para cuidar do outro. A questão é: como você vai fazer isso, de modo a também beneficiar e desenvolver a comunidade, permitindo que todos progridam com o seu progresso, permitindo que a coletividade melhore como um todo. 

Ubuntu
. Na África do Sul, essa bela noção de coletividade influenciou a própria luta contra o Apartheid e a política de reconciliação nacional do líder Nelson Mandela. Tinha o apreço de figuras-chave, como o arcebispo anglicano Desmond Tutu que defendia que um indivíduo com ubuntu está aberto e disponível para os outros, porque acredita que todos fazem parte de algo maior. Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que é ela afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos, desprezados. Sabe que ninguém é uma ilha isolada e mantém viva a crença “Eu sou o que sou graças ao que todos somos”. 

John Donne, poeta inglês do século 17, também tinha internalizado esse conceito, de forma consciente ou não, ao dizer que “nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída” e dá-se o mesmo entre os seres humanos, porque “a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano”.  
 
Reconhecimento e gratidão aos que vieram antes de nós e aos que virão depois também fazem parte desse belo conceito. Que falta faz um pouco de ubuntu para todos nós!  

Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário