terça-feira, 9 de abril de 2019

Ecos Arquitetônicos | Nova Estação na Antártida

Nova Estação Comandante Ferraz. Imagem: Divulgação
 A antiga base de pesquisas do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criado em 1982 para desenvolver pesquisas na Antártida em oceanografia, biologia e meteorologia, operou até fevereiro de 2012, quando um grande incêndio a destruiu. Por um curto tempo, os trabalhos prosseguiram em uma sede provisória, montada na mesma ilha Rei George, mas logo foi lançado o edital de um concurso internacional para definir o projeto da nova estação. O vencedor foi o Estúdio 41, de Curitiba, dos arquitetos brasileiros, Emerson Vidigal, Eron Costin, Fábio Henrique Faria, João Gabriel Moura Rosa Cordeiro e Dario Correa Durce, que fizeram sua proposta embasada em várias consultorias. 
Antiga Estação. Imagem: Agência Brasil/Abr, CC BY 3.0 br

Inaugurada em março último para entrar em fase de testes, a nova Estação Comandante Ferraz foi montada em estrutura metálica elevada do solo, feita em aço de grande resistência, podendo resistir a ventos de até 200 km/h.  Será instalada no mesmo local que a antiga e terá área de 4,5 mil metros quadrados, em três blocos, 18 laboratórios no edifício principal, espaços de convivência e lazer, biblioteca, refeitórios e alojamentos, podendo acomodar até 64 pessoas. A estação conta ainda com infraestrutura própria em termos de energia, água, esgoto e telecomunicações, um heliporto e torres de energia eólica. 
A mão de obra e a construção, realizada em módulos, ficaram a cargo da China National Electronics Imports and Exports Corporation (Ceiec), especializada em trabalhos em condições extremas. A empresa montava os módulos na China e depois, no verão, transportava e montava as estruturas na ilha George. Terminadas as obras (cujo custo chegou a quase US$ 100 milhões) e a fase de montagem dos equipamentos e testes, espera-se que, em março de 2020, a nova estação seja finalmente inaugurada.   
Mapa da área. Imagem: https://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1416599936
Dois vídeos para você entender melhor o projeto.O primeiro, “Estação Antártica Comandante Ferraz - Estúdio 41”, é uma animação que mostra o projeto da nova estação brasileira. No link, veja os membros e consultores da equipe vencedora. 

O segundo, “Estadão na Antártida: Conheça a nova base brasileira Comandante Ferraz, na Antártida”, foi publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, em fevereiro de 2019. Vídeo 2: aqui

3 comentários: