sábado, 10 de agosto de 2019

Ecos Imateriais | Yoga na Praça


Atividades físicas ao ar livre, como aulas de yoga, de ginástica ou tai-chi chuan, são comuns em várias cidades do país, sobretudo em São Paulo, minha cidade natal. Mensais ou semanais, as aulas acontecem em diversos parques e praças como o Parque do Povo, Ibirapuera, do Carmo, Vila Lobos entre outros. São momentos agradáveis e gratificantes. Eu mesma já dei aula no Parque do Ibirapuera, há um bom tempo.

Agora, Varginha pode desfrutar desta atividade que tantos benefícios traz à nossa saúde. Implantado pela fundadora da Casa do Sol, a terapeuta corporal e professora de yoga Raphaela Ramos Fernandes, Yoga na Praça é um projeto que vem dando muito certo. Formada em yoga, essa ariana, natural de Lambari, já promovia a aula aberta em outras cidades onde morou. Chegando a Varginha, decidiu pôr em prática a mesma proposta: apresentar o yoga aos interessados, com uma aula aberta em praça pública. As aulas são mensais e ocorrem sempre em um sábado pela manhã.  

Em geral, a prefeitura faz a capina da praça e os praticantes levam seu tapetinho, colchonete ou uma toalha para a prática, além de um quilo de alimento para doação a alguma entidade social. O projeto propõe que, a cada mês, a aula seja conduzida por um novo instrutor. Assim, os alunos poderão ter sempre uma prática mensal, sem sobrecarregar ninguém. 
 
Em Varginha, a atividade acontece no gramado entre a Praça da Mina e a Praça da Criança, bairro Campos Elísios. Apoia e participa do evento o Espaço DHARMA de Yoga, que desde 1990 desenvolve estudos, palestras, cursos, práticas e inúmeras oficinas (autoconhecimento, respiração, ética, relaxamento, consciência corporal, posturas internas e externas, meditação, silêncio e shantala, entre outras) para diversos tipos de público. No 10 de agosto, o belo projeto foi conduzido pela professora de yoga e tradutora Anita Di Marco. Foi mais uma linda manhã de sol! Namastê!   

Referências:
Imagens: Anita Di Marco
https://www.casadosolyoga.com/

8 comentários:

  1. Amei a aula. Você é um exemplo para mim. Muito obrigada. Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, a recíproca é verdadeira! Como eu disse lá, somos um! Namastê...bjs

      Excluir
  2. Obrigada pela parceria, Anita! Fico feliz que tenha dado tudo certo! Muitas pessoas elogiaram a aula! Beijos! Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphaela! Sim, d´claro! O projeto é lindo e não tinha como não dar. Beijos, Namastê!

      Excluir
  3. Aposto que sua aula foi mesmo bacana! Mas e o sol na praça, não causa um desconforto? Eu ficaria pingando, e não conseguiria mais me concentrar!! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose! Por isso a aula é cedo, o sol ainda é fraquinho e os alunos ficam em uma posição contra o sol. De qualquer forma, protetor solar e óculos escuros sempre ajudam.... Não deixe de ir nas próximas aulas. Obrigada, bjs
      Anita

      Excluir
  4. Maravilha! Isso é tudo de bom! Parabéns aos criadores do projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu bem! Coo professora de yoga, vc sabe o bem que essa ciência nos traz! bjs
      Anita

      Excluir