sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Ecos Arquitetônicos | Museu do Ipiranga 1- História

Acho que não seria errado afirmar que quase toda criança paulistana já foi ao Museu Paulista, ou melhor ao Museu do Ipiranga, como é mais conhecido. Ligado à Universidade de São Paulo, o Museu já recebeu milhares de visitantes de outros estados e de outros países. No entanto, para os habitantes da cidade de São Paulo e arredores, a visita ao Museu do Ipiranga é passeio obrigatório para todas as gerações. Com base nas narrativas aprendidas em aulas de história, com os pais ou professores, a visita ao edifício-monumento, à Casa do Grito e um passeio pelos seus jardins são favas contadas. Há mais de 100 anos, ele está presente no imaginário da população. 
 
Inaugurado, em 1895, com projeto do engenheiro e arquiteto italiano Tommaso Bezzi (1844-1915), o edifício foi construído como Museu de História Natural entre 1885 e 1890 para marcar o lugar da proclamação da Independência, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822. O projeto dos jardins é do belga Arsênio Puttemans. Só em 1963 é que foi incorporado à universidade, tornando-se referência para a pesquisa sobre a história da cultura material da sociedade brasileira, sobretudo nos séculos 19 e 20. 
A TV Gazeta  fez um vídeo sobre o Museu Paulista mostrando o acervo, a história e as curiosidades deste museu. Vale assistir.
 Museu do Ipiranga - Publicado em 17 de set de 2007. 

 Outra fonte bem interessante é o excelente canal Conhecendo Museus, que também tem um vídeo (24 min.) sobre o Museu Paulista. Além de falar da história e do acervo, o canal propõe questões e reflexões. Afinal, como afirma no vídeo Paulo Garcez Marins, docente do Museu Paulista, em 2013, “a história é um campo de disputas, não há uma verdade no passado, mas interpretações diferentes que compreendem processos históricos de maneira diferente, pessoas de maneira diferente e que acentuam um debate que, na verdade, alimenta um museu histórico como o Museu Paulista”.  
Num próximo post, falaremos sobre o projeto de modernização e restauro do Museu, fechado desde o incêndio ocorrido em 2013.
 Conhecendo Museus  Série I-Museu Paulista. Publicado 5 jun 2013
 
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=emaCXoNEFV4
http://www.mp.usp.br/museu-do-ipiranga

2 comentários:

  1. Está minha amiga é mesmo super plural!!!

    ResponderExcluir
  2. E verdade, a história nunca e contada na realidade porque a visão de foco e de fundo de quem a conta e sempre diferente! Lugar lindo! E no Brasil! Marina

    ResponderExcluir