domingo, 16 de fevereiro de 2020

Ecos Imateriais | Aquarianos


Como ninguém deveria viver trabalhando o tempo todo e, sim, intercalar estudo e trabalho com momentos mais leves, resolvi dar um tempo na minha seriedade e suavizar um pouco. Rir é bom, brincar é bom, ler coisas não relacionadas ao nosso trabalho também é bom. São atividades que nos trazem calma e as indispensáveis pausas, tão necessárias ao raciocínio, à mente, à dureza da vida.

Resolvi, então, falar um pouco sobre Aquário, último signo do elemento Ar (Gêmos e Libra são os demais). Não me pergunte o porquê. Não sou estudiosa da Astrologia (estudo do movimento dos astros e sua influência na vida das pessoas), mas acho bem interessante esse conhecimento que é tão antigo quanto a humanidade. Afinal, faraós, reis e líderes dos povos antigos não iniciavam guerras, plantações ou acordos sem antes consultar os astros. Os três reis magos eram  conhecidos como sábios astrólogos. O suíço Carl Gustav Jung também fez alguns estudos sobre a Astrologia. 

Pois bem, como boa aquariana que sou, sempre ouvi os estudiosos sérios (porque há muitos que não são mesmo!) da Astrologia dizerem que os nascidos sob o signo de Aquário buscam, durante toda a vida, progredir como seres humanos e atingir níveis mais altos da consciência. São indivíduos idealistas, visionários, independentes, desapegados e racionais, mas também criativos, inovadores e com a cabeça no futuro, que querem romper com o velho e instaurar o novo.

-Verdade, estou o tempo todo querendo progredir e, convenhamos, não é uma tarefa fácil. Autoconhecimento sincero, honesto e corajoso é um processo difícil, mas inevitável, ao menos para mim. E, sim, visionária e idealista ao extremo, apesar de, às vezes, ficar desanimada com o rumo que as coisas estão tomando, mas respiro fundo e sigo adiante...


Aquarianos prezam a amizade, são leais, humanitários, solidários, com grande senso de justiça e de coletividade. Organizados, criativos e perfeccionistas não seguem padrões, nem concordam com algo sem muita avaliação e análise crítica, ou seja, podem ser considerados "do contra" e querem modificar quase tudo.  
-Outra verdade. Sofro com injustiças, falta de respeito, preconceitos, hipocrisia e, você há de convir comigo, no mundo de hoje a coisa anda difícil. Tenho olhos de águia e percebo de longe o que vem do outro e, dependendo do que vejo, prefiro ficar só. Vejo também o desequilíbrio nos espaços e na natureza: a falta de harmonia dos ambientes naturais ou construídos, praças e espaços públicos; a má organização e disposição de quadros, objetos, livros e cômodos de uma casa etc.

Do lado negativo, seu perfeccionismo não deixa que aceitem traições nem falhas, podendo ser duros e rudes, às vezes. Também são vistos como revolucionários, questionadores e radicais. Seu maior desafio talvez seja aceitar ideias conservadoras e individualistas, além de injustiças, é claro. Isso tira um aquariano do sério.

- Ooops, a própria.... Mas também é algo que tento corrigir em mim. Um pouquinho a cada dia, cada vez com mais consciência. Quem me conhece sabe, mas ainda tenho um longo caminho pela frente. Como todos nós...
 
 http://www.geocities.ws/ca_mello/signos.html
Curiosa, gosto de conhecer origem e símbolo de cada signo. Segundo a mitologia, Aquário está associado a Ganímedes, jovem pastor da Frígia que guardava os rebanhos de seu pai, o rei Trós. O jovem chamou a atenção de Zeus que o raptou e o levou para o Olimpo, onde o jovem passou a desempenhar as funções do garçom, servindo aos deuses o néctar e a ambrosia, símbolos da imortalidade e do alimento que plenifica. Depois, despejava sobre a Terra o que restara da bebida dos deuses. Por isso, o símbolo de Aquário é um aguadeiro que segura um vaso de onde jorra água da vida, ligando a humanidade ao conhecimento e à sabedoria divina.
Assim, Aquário corporifica o famoso dito de Hermes Trimegisto: “Assim como é em cima é embaixo”. Ou seja, ele nos lembra que o macro (o Universo) e o micro (o Ser Humano) estão interligados, são reflexos um do outro e se influenciam mutuamente. Na essência de cada ser humano, portanto, encontram-se a perfeição, a sabedoria e a harmonia absolutas.  Em mim, em você, no outro. Em todos nós.

Dizem os especialistas que Saturno e Urano são os planetas regentes. Confesso total desconhecimento sobre isso. Só sei que, desde criança, adorava os anéis de Saturno e me via escorregando neles, como a Emília do Sítio do Picapau Amarelo, no livro Viagem ao Céu. E Viva Monteiro Lobato! Quanto a Urano, o planeta parece simpático (como Mercúrio e Netuno), bem mais do que Marte (me lembra guerra), Vênus (vaidade) e Plutão, um planeta numa galáxia muito, muito distante.....

Por isso, mesmo sem entender muito do tema, acho divertido descobrir os colegas de signo. Alguns desses aquarianos, de fato, não me representam (não vou citar nomes). Outros, em vários campos, me enchem de orgulho:
Na música: Mozart, Kitaro, Bob Marley; George Harrison, John Williams (compositor do tema de Star Wars) Tom Jobim, Martinho da Vila, Djavan;
Na Filosofia: Dom Hélder Câmara, Leandro Karnal e Francis Bacon;  
Na Literatura: Charles Dickens, Júlio Verne, Lewis Carroll, Boris Pasternak, Bertolt Brecht;
Na Ciência: Galileo Galilei, Charles Darwin, Thomas Edison;   
Na Política: Abraham Lincoln, Fernando Haddad;    
Na Arte: Edouard Manet, Anna Pavlova, Mikhail Baryshnikov, Yoko Ono;     
Nos esportes/entretenimento: Michael Jordan, James Dean, Daiane dos Santos.

Além deles, é claro, os meus queridos amigos aquarianos.  Também não vou mencioná-los, mas eles sabem quem são e que moram no meu coração. 
Loucura? Sim, dizem que os aquarianos são meio loucos (ou irreverentes, como diz minha amiga Ione), mas o cineasta japonês Akira Kurosawa dizia uma frase com a qual eu me identifico: “Num mundo louco, só os loucos podem ser considerados sãos”.

Referências:

5 comentários:

  1. IRREVERENTE. Acho que esta seria a palavra que mais define os aquarianos. E como diz a famosa astróloga Claudia Lisboa: "Servem os outros com seu saber". Esta é você, amiga.
    Beijos
    Ione

    ResponderExcluir
  2. Você é suspeita: amigos e mães são sempre pessoas suspeitas. Amam a gente de forma incondicional... E você, sim, entende do riscado e de astrologia... Eu só me atrevi a brincar um pouco... Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Adorei! Sim, meu filhote é de aquário e tem muitas das características que você descreveu. Tem muito senso de justiça, é solidário, humano, perspicaz e muito livre, independente. É ambientalista, fez Geografia. Mas é bem caladão. Acho que isso ele puxou de outra coisa, não é característica de aquário, não... ��

    ResponderExcluir
  4. Interessante! Tenho uma irmã que nasceu 17 de fevereiro. A descrição que você mostra fala muito sobre ela também... vou indicar essa leitura pra ela. Abs

    ResponderExcluir