Feliz e alegre 2023! |
Já é praxe. A cada final de ano, surgem listas e mais listas de desejos, promessas e metas a serem conquistadas no novo ano. Virou rotina! O problema, porém, não é esse e, sim, a conotação dada, em geral, ao termo rotina, como algo que arrefece e nos distancia de nossos objetivos, algo monótono. Oi? Como assim monótono? Se a própria vida deveria ser uma rotineira caminhada em direção ao melhor de nós, como a rotina pode ser monótona?
Como professora de yoga há décadas (mas ainda e sempre aprendiz), posso dizer que essa ciência me inspirou muito nesse sentido. Seus ensinamentos, em especial o Ashtanga Yoga (ver referências), contido no segundo livro do chamado YogaSutras de Patanjali (séc. III a.C.), auxiliam o praticante nessa busca “rotineira”. Nesse compêndio, dividido em quatro partes, o grande mestre hindu define yoga como a cessação dos movimentos da mente; explica o modo de alcançar esse estado; aponta as possíveis distrações ao longo da jornada; e destaca as conquistas para quem persiste. Patanjali destaca cinco refreamentos (yamas) e cinco virtudes (niyamas) a serem cultivados para o indivíduo avançar em seu caminho evolutivo. Preciosos e profundos, todos podem e devem ser praticados ao mesmo tempo, sem uma ordem definida, já que são meio superpostos e um acaba atraindo o outro.
Santosha, o segundo niyama, em especial, é um alerta e um farol. Junto aos demais niyamas e yamas, Santosha torna bem mais abalizada e comprometida a caminhada do praticante rumo ao autoconhecimento e à autorrealização, pois fala do cultivo da alegria, do contentamento pelo que se é e convida o indivíduo empenhar-se na busca dessa atitude de alegria interior, apesar de.... Santosha pede que o praticante faça do trabalho, do estudo e de qualquer atividade da vida diária, ou seja da rotina, um ato de consagração à Vida. Inúmeros estudos e pesquisas médicas já provaram os efeitos dessa atitude sobre corpo e mente, embora, às vezes, alguns ainda duvidem. Os sábios indianos, todavia, conhecem esses efeitos há muito mais tempo.
Da alegria nasceram todos os seres; pela alegria existem e crescem; à alegria eles retornam. Taittirya Upanishad
O fato é que tudo segue uma rotina: as estações se sucedem; o dia segue a noite; as marés vão e vêm; a colheita só se dá após o plantio; os astros giram ao redor de seus sóis; o próprio cosmos tem uma rotina que, para mim, é sinônimo de um nível de organização absurdamente elevado e perfeito. Assim, a cada novo dia temos a chance de observar e reavaliar o modo de conduzir nossas vidas, de fazer algo de forma diferente e melhor. Afinal, na natureza e na vida, nada é estático, nem definitivo. Tudo está em contínua transformação.
Então, façam seus pedidos de ano novo, sim. Nada contra... mas saibam que é somente por meio de uma rotina ética, solidária, focada, resiliente, inclusiva, comprometida e regada com uma dose extra de sincero contentamento interior que vocês irão alcançá-los! Feliz ano novo e feliz rotina em 2023!
Referências:
https://anitadimarco.blogspot.com/2015/07/vida-yoga-santosha-contentamento.html
https://anitadimarco.blogspot.com/2015/06/vida-yoga-yamas-e-niyamas.html
https://anitadimarco.blogspot.com/2016/08/vida-yoga-teoria-e-pratica.html).
https://anitadimarco.blogspot.com/2021/04/ecos-imateriais-yoga-e-os-jardineiros.html
https://anitadimarco.blogspot.com/2016/09/vida-yoga-satya-no-dia-nacional-do-yoga.html
Na vida, tudo tem um propósito, uma razão, um modo de agir, um nível de maturidade! Está em nós, periodicamente, reavaliar o que fazemos e direcionar o nosso esforço para a evolução continua! Bjs, Anita
ResponderExcluirCom certeza Anita! Tudo deverá cooperar para um bom ano novo! Marina
ResponderExcluirBonita síntese, Anita, também sou fã de uma rotina diária, mas que busque estar atenta às nuances e sutilezas, de uma flor que abre, um passarinho 🐦 que recolhe um pedaço de barbante para seu ninho..Um belo 2023.
ResponderExcluirBela mensagem Anita , estamos aqui para evoluir, a esperança acordou em em nós pra 2023. 🙏🍁❤️
ResponderExcluirMuito bom Anitinha! A rotina pode existir mais nós podemos fazer lá da melhor maneira pelos encantamentos que a vida nos oferece.
ResponderExcluirNão é? Sempre me lembro dos comentários do nosso amigo Fred Azze.... Sobre o o encanto... Beijos, querida, feliz 2023, com esperanças renovadas ..
ExcluirFeliz Ano Novo, Anita!
ResponderExcluirEsse texto seu faz o velho ficar novo e o gasto brilhar, rebrilhar.
A rotina como saudável, ligada intimamente à Vida.
Abraços!