sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Ecos Culturais| Anita Plural, calendários e balanço

Hoje sabe-se da existência de uma série de calendários: gregoriano, juliano, chinês, maia, judaico, islâmico, solar, lunar e por aí vai... Calendários simbolizam o início e o fim de ciclos. O final de um sempre nos propõe o início de um novo ciclo. Somos convidados a percorrer novamente o caminho, mas sempre num patamar acima.... De qualquer forma, em cada reinício, o que vale é refletir e celebrar nossa história: saber de onde viemos, reavaliar a caminhada, decidir como prosseguir e aonde queremos chegar. 

Aspecto inicial do blog, como originalmente criado.
O Blog Anita Plural tem feito isso. Foi criado em junho de 2010, por generosidade e graça do meu atento e gentil filho, como resposta a um comentário que fiz (ver aqui) a respeito de uma fala do Arcebispo Desmond Tutu (1931-2021) (ver aqui), durante a Copa do Mundo de Futebol da África do Sul. Como se sabe, junto com Nelson Mandela (1918-2013), o arcebispo Tutu foi uma das vozes mais fortes e atuantes no movimento contra o apartheid naquele país.
Bem, criado o blog, agradeci, me emocionei e emudeci. Quem me conhece sabe que não começo nada sem pensar muito, sem ter certeza de que poderei fazer um trabalho sério e sequencial. O primeiro ciclo durou quatro anos, até que eu tivesse coragem e me programasse para levar a sério tal empreitada. O blog tomou impulso e o segundo ciclo se iniciou. A partir de então, o Blog Anita Plural vem se renovando, amadurecendo e não parou mais; fez mudanças, recebeu muitos comentários elogiosos, sugestões e algumas críticas.
 
No início, como alguém totalmente sem noção de como funciona o mundo digital, comecei a fazer cinco posts semanais. Foi exaustivo (confesso) e, aos poucos, fui diminuindo para três, dois e, por fim, um por semana, mas sempre sobre assuntos que me são caros e gratificantes: espiritualidade, ética, yoga, línguas, tradução, cultura, arquitetura e cidade. Ah, a cidade... esse organismo essencial que nos acolhe, nos sustenta e nos permite desempenhar nossos papéis na vida. Com o tempo, modifiquei a imagem inicial e as categorias dos posts de Paisagens Construídas, Vida & Cultura, Línguas & Literatura e Reflexão para ecos, ecos do que eu via, ouvia, sentia e vivia. Aliás, as categorias Ecos Arquitetônicos e Ecos Urbanos foram responsáveis pela publicação de mais de uma centena de textos, ao longo desses anos. Uma boa notícia é que, em novembro último, o blog foi indicado como um dos nove finalistas do Prêmio Somos Cidade, dentre cerca de 90 participantes. Uma honra!  
 

Na categoria Ecos Linguísticos, Literários e/ou Tradutórios, noticiei vários eventos dos quais participei – congressos de yoga, de tradução, cursos, feiras literárias, concursos etc. Dentre eles, dois momentos especiais. Um deles foi o lançamento de Saber Ver: Teatro Capitólio, patrimônio cultural (livro em coautoria com Vanessa CTReis), no final de 2021, além das mostras, papos e entrevistas que se seguiram. 
 
O segundo, em novembro de 2023, foi quando, sob o olhar atento e generoso da  tradutora literária Alison Entrekin, um grupo de 27 tradutores de vários lugares do mundo, euzinha entre eles, alcançou o terceiro prêmio no Stephen Spender Prize, concurso internacional de tradução de poesia. E para coroar tudo isso, relembro algo que ainda não noticiei aqui: em 2022, fui indicada ao Prêmio Jabuti, categoria tradução. Uma conquista que me enche de orgulho e gratidão!
 
Mas também foi muito gratificante o trabalho nas demais categorias. Em Ecos Imateriais ou Humanos, reafirmo meu pensamento sobre temas como yoga, espiritualidade e religiosidade, sempre na questão prática, com ações comprometidas e coerentes, ligando razão (pensamento), expressão (fala) e ação (coração), dentro de um plano mais amplo que inclui justiça social, solidariedade, compaixão e amor.  Dentro do tema Ecos Culturais, trouxe manifestações culturais diversas que só enfeitam e enriquecem nosso conhecimento de mundo. Um privilégio poder sempre aprender! 
 
Assim, o Blog Anita Plural completa quase dez anos de publicações semanais ininterruptas. Feliz pelas indicações, conquistas e alcance dos meus textos, continuo refletindo, escrevendo, seguindo meu caminho e vivendo com consciência cada momento do dia, dando o meu melhor em cada atividade e ciente do meu minúsculo (mas indispensável) papel no concerto universal.
 
Sou muito grata a todos vocês, ao meu incrível primogênito que me possibilitou tudo isso com a criação do blog, às primeiras mensagens da família, ao incentivo e apoio constante de amigos, e aos inúmeros leitores que interagem comigo, que sugerem e comentam aqui no blog ou por mensagem e até aos que me criticam. Não posso citar nomes, mas saibam que cada um de vocês, que lê e recebe meus textos, me estimula a seguir adiante. Vocês todos moram no meu coração! 

Muito obrigada e um feliz 2024, 25, 26...  a toda gente!

Referências 

https://anitadimarco.blogspot.com  

https://anitadimarco.blogspot.com/2010/06/como-nasceu-o-blog-plural.html 

https://somoscidade.com.br/premio-somos-cidade/  

https://www.stephen-spender.org/stephen-spender-prize/  

27 comentários:

  1. Parabéns pelas indicações e premiação, Anita! Merecido reconhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Anita! Premios merecidos e um feliz 2.024!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Anita! Você merece todo esse reconhecimento! Gratidão por todo conhecimento e aprendizado que recebo através de teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, querida, a idade nis ajuda a acumular conhecimento, né? E não falo só de mim, não? Nada como a experiência e a acumulação de repertório ...Viva! Grande abraço ..

      Excluir
  4. Que lindo, parabéns Anita, feliz por você e minha gratidão pela sua atenção de sempre. Viva!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido. Vc e um dos que me incentivam sempre, sempre. Grata pela confiança. Abração

      Excluir
  5. Parabéns Anitinha! Ler seus textos sempre é gratificante e de bom aprendizado para mim.Bebel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das minhas leitoras mais assíduas. Beijo grande, querida, obrigada....

      Excluir
  6. Parabéns Anitinha! Ler seus textos sempre é gratificante e de bom aprendizado para mim.Bebel.

    ResponderExcluir
  7. Você é o máximo! Que venham novos prêmios, mas principalmente que continue a sua inspiração e empenho. Feliz 2024

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Generosidade sua...Longe de mim ser o máximo, mas tento aprender e repassar o aprendizado o tempo todo, mas obrigada pela presença. Abração .

      Excluir
  8. Não conhecia a história sobre as origens do blog. Uma produção coletiva de amor! 💕
    Parabéns pelos prêmios, pelas crônicas, por sua trajetória, Anita! Um feliz ano novo pra você e sua família! ✨️❤️ (Telma Franco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Telma, é bom relembrar, né? Beijos e obrigada pelos comentários... abração

      Excluir
  9. Parabéns Anita! Que vc continue compartilhando saber! Marina

    ResponderExcluir
  10. Parabéns querida amiga.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, amiga. Sempre muito merecido. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Dez anos de enriquecimento do nosso saber. Sempre agradecida por isso e pela amizade. Parabéns pelos prêmios. Sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Maria Lúcia, a recíproca é verdadeira... Beijos e obrigada por sua amizade....

      Excluir
  13. Marlene -São Paulo-SP - 07-01-2024
    Parabéns pela jornada. Continue investindo no seu blog ele nos leva à reflexão e aquisição de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, uma leitora sempre atenta e generosa. Bjs

      Excluir
  14. Parabéns pelos prêmios e indicações desse alto nível, Anita! Você merece e é uma graça você poder sempre trabalhar e frutificar!
    Tenho orgulho de ter uma amiga assim!
    Abraços e continue, que só traz o bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valquíria. Vindo de você fico muito grata e feliz. Abração!

      Excluir
  15. Parabéns, Anita! Aplaudo em pé todas as suas merecidas conquistas! Que seu blog continue sempre a nos informar, convidar refletir e ampliar nossas visões de mundo. (Lilian Conde)

    ResponderExcluir